Você é muito bem-vindo aqui!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Inspiração para mudar o Brasil

Educação

Prêmio "Jovens Inspiradores", realização de VEJA.com e Fundação Estudar, vai identificar e encorajar jovens com espírito de liderança, boas ideias e potencial para ocupar postos-chave para o progresso do país. Vencedores serão premiados com bolsas de estudo no exterior, orientação profissional e iPads

Confira o site do concurso Confira o site do concurso: http://veja.abril.com.br/premio-jovens-inspiradores/index.html (Reprodução)
Desde o lançamento do real, em 1994, o Brasil acumulou uma série notável de conquistas políticas e sociais. Os avanços são percebidos tanto no país como no exterior, como mostrou reportagem de VEJA da semana passada. Mas não autorizam ufanismo: nada indica que o país alcançará uma padrão de vida europeu "dentro de dez a vinte anos", conforme o otimismo ingênuo do ministro Guido Mantega, da Fazenda, ao festejar a projeção de que o PIB brasileiro superou o britânico.
A verdade é que o país ainda tem um longo caminho pela frente se quiser melhorar seu 47º lugar no ranking de PIB per capita ou o 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU. Para o Brasil se tornar um país mais moderno e justo, será necessário deslanchar reformas estruturais e desatar os muitos nós que ainda embaraçam o setor privado e público. É tarefa para gente ética, perseverante e que valoriza o conhecimento.
Onde estão essas pessoas? O que fazer para encorajá-las? É este o objetivo do prêmio Jovens Inspiradores, uma realização de VEJA.com e Fundação Estudar: identificar e incentivar jovens com espírito de liderança, boas ideias e potencial para desempenhar papéis-chave para o desenvolvimento brasileiro. Até outubro, ao longo de diversas etapas, o concurso vai selecionar estudantes universitários ou recém-formados de talento ímpar e premiá-los com bolsas de estudo no exterior, orientação profissional e iPads.
Brilho - Criada em 1991, a Fundação Estudar é uma trincheira da meritocracia. Ao longo de 20 anos, concedeu 519 bolsas de estudo por meio de rigorosos processos seletivos e firmou parcerias com centros de excelência no ensino superior mundial, como a Universidade Princeton, o MIT e a London Business School.
O prêmio Jovens Inspiradores terá igualmente um processo rigoroso de seleção, mas seu formato difere bastante do de um concurso por uma bolsa de estudo, uma vez que não se trata apenas de patrocinar a formação de um estudante, mas de motivar uma geração deles a refletir sobre o país. Para revelar boas histórias, multiplicar iniciativas e inspirar outros jovens, a triagem do concurso prevê diversas etapas de exposição na internet e interação com o público, que ao final poderá votar em seu candidato favorito.
"Não falta talento aos jovens brasileiros", diz Thais Junqueira, diretora-executiva da Fundação Estudar. "O Brasil é que não sabe o que fazer com jovens talentosos." Ela explica que o sistema educacional se dedica exclusivamente à média dos alunos e, ao contrário das nações desenvolvidas, negligencia dar apoio aos mais brilhantes. "É preciso orientar e prestigiar os jovens talentos", diz.
"Eu posso transformar o Brasil" - Concorrem ao prêmio candidatos brasileiros entre 16 e 30 anos que estejam cursando faculdade ou tenham até dois anos de formado. Os inscritos deverão redigir um ensaio sobre o potencial do Brasil e gravar um depoimento em vídeo de no máximo 1 minuto de duração respondendo à pergunta: "Quem eu sou e por que posso transformar o Brasil?".
Na fase seguinte, 50 semifinalistas se reúnem para uma oficina em São Paulo. Participarão de provas individuais e em grupo e assistirão a palestras com figuras proeminentes dos mundos da política, da ação social e dos negócios. Na última etapa, os concorrentes serão instados a elaborar uma estratégia de ação concreta para solucionar um problema da realidade brasileira. A proposta será apresentada ao corpo de jurados, num evento em São Paulo. Os dez finalistas ganharão um iPad cada. Três serão escolhidos vencedores e receberão, além do iPad, uma bolsa de estudo no exterior e um ano de orientação com profissionais renomados (mentoring).
Os candidatos também participarão da gravação de entrevistas e vídeos, que estarão disponíveis no site do concurso. Pela internet, o público poderá conhecer a rotina e as ideias de cada finalista, e escolher seu favorito. O mais votado receberá, adicionalmente ao prêmio de finalista, o Troféu Prêmio Voto Popular. As inscrições estão abertas no site http://veja.abril.com.br/premio-jovens-inspiradores/.
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário