Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Faça sua horta de temperos caseiros


Sabemos que hoje é impossível se ter uma horta em casa, principalmente nas grandes cidades, em que a maioria das pessoas vive em apartamento, é pouca as pessoas que se dar o luxo de morar em casa e poder fazer uma horta. O jeito é ir ao super mercado e comprar os macinhos de ervas aromáticas, que nem sempre corresponde a sua necessidade. Mas o que fazer se você quiser ter sempre a mão temperos frescos para dar um sabor especial ao prato? Saiba que é muito simples talvez mais do que você imagina, e não é preciso reservar espaço muito grande. Qualquer cantinho que seja arejado e com alguma incidência de sol, tudo funciona bem. É só comprar os equipamentos e as mudas de ervas e colocar mãos a obra.

Primeiro você deve escolher o vaso ou cachepô com pelo menos 20 cm de profundidade. Uma jardineira de 20 cm x 60 cm, por exemplo, acomoda 12 mudas. Casca de pinéus de bambu ou pedrisco, regador, terra orgânica adubada, húmus de minhoca ou composto orgânico com húmus de minhoca, areia ou manta para drenagem, argila expandida, pá, rastelo e arrancador de inço, mudas orgânicas de suas ervas prediletas (geralmente elas vêm em vasinhos plásticos moles ou duros). Você agora esta com todo o equipamento nas mãos para a sua hortinha. É importante não pular nenhuma etapa descrita abaixo. É bom sempre verificar se os vasos que você comprou têm furinhos para escoar a água, caso não tenha você precisa fazer.

Coloque uma camada generosa de argila expandida, cobrindo o fundo do vaso para garantir a drenagem, cubra a argila com camada de areia, usando a pá para deixá-la o mais uniforme possível, ou coloque a manta de drenagem misture a terra adubada e o húmus de mandioca e quebre com as mãos eventuais caroços, deixando a terra bem fofinha.

Agora despeje a mistura de terra e húmus na jardineira ou vaso, tomando cuidado para não estragar as camadas de baixo (areia, argila e casco de telha) e para não encher demais o recipiente, disponha as mudas na jardineira para ter uma noção do espaço que eles vão ocupar.

Agora faça uma cova para cada muda a ser plantada, retire as mudas do vasinho em que elas vieram, e com a ajuda do arrancador de inço, tomando cuidado para preservar o torrão, na camada de terra, faça uma cova para cada muda a ser plantada. E delicadamente retire o excesso de terra do torrão e deposite na cova, usando o separador de inço para prensar a terra. Saiba que os torrões não devem nunca ficar soltos na terra.

Seja pratico e agrupe as ervas do mesmo tipo para facilitar a colheita, e preciso ser cuidadoso, coloque no mesmo vaso as erva da mesma afinidade. Complete a jardinagem com a mesma mistura da terra, ajeite as cascas de pinus sobre a terra, elas vão garantir a umidade, dão um belo efeito visual e evita a proliferação de ervas daninhas, e boa colheita.
Waldiney Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário