Lançando o equivalente digital à mensagem na garrafa no vasto oceano da internet, muitas pessoas começam sites ou blogs esperando encontrar um público apreciativo para os vídeos de seus rebentos precoces, receitas de bolinhos ou comentários profundos sobre a vida cotidiana. O sonho, claro, é desenvolver uma ampla e leal legião de seguidores – e acabar lucrando com isso.
Embora a maioria desses editores de si próprios não atraia a atenção de qualquer pessoa além de familiares e amigos, existem aqueles que obtêm um reconhecimento maior – e algum lucro. O que esses bem-sucedidos têm em comum é uma paixão por seu assunto e uma quase compulsão por compartilhar o que sabem. Propaganda, merchandising, eventos offline, contratos de livros, doações – e algumas vezes a pura sorte – também podem ter alguma participação.
“Meu conselho é escolher um tópico do qual você nunca se cansará”, disse Stephanie Nelson, de 47 anos, dona de casa de Atlanta que fundou o CouponMom.com em 2001. O site compartilha dicas sobre como economizar dinheiro ao usar cupons de compras, comuns nos EUA. “Nos primeiros três anos eu não ganhei nem um tostão; para seguir com tudo, tinha de amar o que estava fazendo”.
Segundo ela, o site possui hoje mais de 3,8 milhões de visitantes por mês e a receita gerada sustenta uma família de quatro pessoas – permitindo que seu marido se aposentasse precocemente, há cinco anos. “Não estou cansada disso”, afirmou Nelson.
Metade da receita do site vem do serviço AdSense, do Google, e a outra metade de empresas como Groupon e LivingSocial – que compram anúncios diretamente com ela. O AdSense gera anúncios de texto com base nas palavras que aparecem nas páginas web. Por exemplo, se um posto do blog fala de cachorros, surgem anúncios de rações caninas.
Muitos dos anúncios do Google só geram lucro se as pessoas clicam neles – geralmente frações de centavos por cada clique. Também é possível ser pago a cada vez que um anúncio Google aparece numa página. As taxas são determinadas, em parte, por publicitários fazendo lances num leilão online.
Outras empresas, como BuySellAds.com eBlogAds, permitem que os blogueiros determinem o quanto querem cobrar pelos anúncios em seus sites. Então eles ligam os sites aos anunciantes, cobrando uma porcentagem das vendas de anúncios – geralmente, entre 14 e 30 por cento.
Embora a maioria desses editores de si próprios não atraia a atenção de qualquer pessoa além de familiares e amigos, existem aqueles que obtêm um reconhecimento maior – e algum lucro. O que esses bem-sucedidos têm em comum é uma paixão por seu assunto e uma quase compulsão por compartilhar o que sabem. Propaganda, merchandising, eventos offline, contratos de livros, doações – e algumas vezes a pura sorte – também podem ter alguma participação.
“Meu conselho é escolher um tópico do qual você nunca se cansará”, disse Stephanie Nelson, de 47 anos, dona de casa de Atlanta que fundou o CouponMom.com em 2001. O site compartilha dicas sobre como economizar dinheiro ao usar cupons de compras, comuns nos EUA. “Nos primeiros três anos eu não ganhei nem um tostão; para seguir com tudo, tinha de amar o que estava fazendo”.
Segundo ela, o site possui hoje mais de 3,8 milhões de visitantes por mês e a receita gerada sustenta uma família de quatro pessoas – permitindo que seu marido se aposentasse precocemente, há cinco anos. “Não estou cansada disso”, afirmou Nelson.
Metade da receita do site vem do serviço AdSense, do Google, e a outra metade de empresas como Groupon e LivingSocial – que compram anúncios diretamente com ela. O AdSense gera anúncios de texto com base nas palavras que aparecem nas páginas web. Por exemplo, se um posto do blog fala de cachorros, surgem anúncios de rações caninas.
Muitos dos anúncios do Google só geram lucro se as pessoas clicam neles – geralmente frações de centavos por cada clique. Também é possível ser pago a cada vez que um anúncio Google aparece numa página. As taxas são determinadas, em parte, por publicitários fazendo lances num leilão online.
Outras empresas, como BuySellAds.com eBlogAds, permitem que os blogueiros determinem o quanto querem cobrar pelos anúncios em seus sites. Então eles ligam os sites aos anunciantes, cobrando uma porcentagem das vendas de anúncios – geralmente, entre 14 e 30 por cento.
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