Uma das razões que levam algumas mulheres a comer o tempo todo sem pensar poderia ser o fato de que elas não tomam um café da manhã nutritivo para começar bem o dia.
O café da manhã é a refeição mais importante do dia.
Para a maioria das pessoas, a manhã é a única parte do dia em que oito, talvez dez horas ou mais se passaram desde a refeição anterior. Durante esse tempo de jejum desde o jantar, até mesmo enquanto dormimos, o corpo precisa de energia para manter suas funções vitais.
Grande parte dessa energia vem das reservas de glicose já existentes no corpo. Porém, mais de metade dessas reservas são consumidas até o amanhecer, e seu corpo precisa de um bom estímulo, que só vem de uma refeição rica em carboidratos.
Se pular o café da manhã, é possível que durante as primeiras horas após ter se levantado ainda se sinta cheia de energia, com a mente e o corpo revigorados por uma boa noite de sono.
À tarde, mesmo se você tiver ingerido uma bom almoço, num esforço para restaurar os baixos níveis de energia de seu organismo, já não há mais tempo para recuperar suas reservas com o necessário para o dia inteiro, o que teria garantido caso tivesse reservado cinco minutos para tomar o café da manhã.
Desse jeito, você fica mais predisposta a comer sem pensar direito, da geladeira ou do prato do seu bebê.
Porque o café da manhã é tão importante para sua saúde?
Uma das respostas possíveis é que essa é a refeição mais nutritiva do dia. Um bom desjejum deve ser rico em cereais,fibras,leite,fruta.
Conseqüências a longo prazo se não tiver um café da manhã é: fadiga, dificuldade de concentração, depressão e outros problemas físicos e mentais.
Pular refeições diminui o metabolismo, por isso, as mulheres que pulam o café da manhã ganham peso mais facilmente, mesmo ingerindo poucas calorias, que aquelas que comem com regularidade durante o dia todo, começando com o desjejum.
É irônico, mas na verdade as mulheres comem mais quando pulam o café da manhã. Quando você pula o café da manhã, o cérebro libera grandes quantidades de neurotransmissores químicos chamados neuropeptídeos Y (NPY), que ativam um mecanismo inconsciente para continuar comendo.
Estudos da Universidade de Vanderbilt e outro estudo do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do USDA, em São Francisco comprovaram que as mulheres que tomam o café da manhã perderam mais peso que aquelas que ingeriram a maior parte de suas calorias mais tarde, ao longo do dia.
Dra. Alexsandra Souto
Nenhum comentário:
Postar um comentário