Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arquivo:Protógenes: 'Daniel Dantas será condenado, mas sua permanência na cadeia depende da sociedade'

PAIS - No centro de uma das mais graves crises internas da Polícia Federal, o delegado federal Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha , afirmou na noite desta terça-feira, durante debate na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Niterói, que Daniel Dantas, tratado por ele em vários momentos como bandido, será condenado na segunda fase da Operação Satiagraha. Protógenes só pôs em dúvida se o empresário vai permanecer na prisão: "A permanência dele na prisão vai depender da sociedade brasileira".

- Eu não tenho a menor dúvida da condenação do bandido Daniel Dantas. Ele terá uma sentença à altura da nossa sociedade. Agora se ele permanecerá na cadeia é outra coisa: isso depende da sociedade brasileira. Mas tenho certeza que ele será segregado do nosso convívio - disse Protógenes.

" Ele terá uma sentença à altura da nossa sociedade. Agora se ele permanecerá na cadeia é outra coisa "

O delegado disse ainda que se pudesse fazer uma escolha, gostaria de voltar para uma delegacia operacional. Ele também garantiu estar motivado, lembrando que poderia escolher outra coisa para fazer, já que foi convidado para trabalhar no Ministério Público e na ONU. ( Áudio: A reunião que afastou Protógenes )

Na segunda-feira, ao retornar à PF depois de um curso na Academia Nacional de Polícia, Protógenes foi dispensado da Diretoria de Inteligência Policial (DIP) , onde estava lotado durante à Satiagraha. Protógenes foi informado pelo diretor de Inteligência, Daniel Lorenz, que não atuará mais na área. Lorenz avisou que, a partir de agora, Protógenes deverá buscar, na Diretoria de Gestão de Pessoal, vaga para trabalhar em qualquer outro setor.

Delegado nega que PF passe por crise

Antes do debate, em entrevista aos jornalistas, o delegado negou que a PF esteja passando por uma crise. Segundo ele, não é a PF que atravessa uma crise, mas é o país que vive uma crise institucional. Para Protógenes, o desfecho da Satiagraha provocou uma "tensão institucional que tem desmotivado os policiais federais".

- Outro dia peguei um táxi e o motorista me reconheceu. Ele disse: "O senhor errou. Prendeu o homem errado". É claro que ele estava falando da crise institucional que passa o país. Mas de minha parte eu tenho certeza que não errei. E prova disso é que os atuais encarregados da Satiagraha disseram que não estão refazendo a investigação, mas a aprofundando - afirmou.

O delegado também criticou duramente a súmula aprovada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que "proibiu algemar bandidos da estirpe de Daniel Dantas".

- Só posso atribuir tal atitude ao casuísmo e ao oportunismo - disse o delegado.

O debate na OAB de Niterói começou por volta das 19h e durou cerca de três horas. Protógenes chegou em um furgão acompanhado de militantes do PSOL, mas voltou a negar qualquer possibilidade de seguir carreira política.

Leia mais:
Agente confirma que general Félix o citou como 'vazador'
Links patrocinados

Nenhum comentário:

Postar um comentário