Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 16 de abril de 2011

Aquecimento Sempre...Para uma saúde plena

Uma boa seqüência de aquecimento deve levar pelo menos 15 minutos e envolve movimentos que vão gradativamente aumentando a carga exigida do corpo. Os primeiros movimentos estão expressos na figura a cima.
Terminado essa seqüência de movimentos, inicie uma corrida leve em ritmo de marcha. lembrando que o objetivo não é correr e sim aquecer a musculatura. após 2 ou 3 minutos alterne a marcha comum com marcha lateral (marchar de lado), 1 minuto de um lado e 1 minuto do outro, marcha lateral alternada (3 passos de cada lado alternando) e finalize retornando a marcha normal por mais 2 ou 3 minutos, aumentando um pouco o ritmo.

Participar de algum tipo de atividade física ou aquecimento antes de um exercício vigoroso em geral é aceito como um procedimento válido por técnicos, treinadores e atletas de todos os níveis de competição. A crença subjacente é a de que esse exercício preliminar ajuda o executante a preparar-se fisiológica ou psicologicamente para um evento e pode reduzir as chances de lesão articular e muscular. Em um estudo realizado, eram necessários maiores forças e aumentos no comprimento muscular para lesar um músculo “aquecido”, em comparação com um músculo na condição “fria”. O processo de aquecimento alonga (estira) a unidade músculo-tendinosa e, portanto, permite possivelmente alcançar um maior comprimento e menos tensão quando uma determinada carga externa é aplicada na unidade músculo-tendinosa (Fonte: Saúde na Rede).




Nenhum comentário:

Postar um comentário