Você é muito bem-vindo aqui!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cartaz de filme sobre Chanel com atriz fumando é proibido em Paris

Cartaz de 'Coco Avant Chanel' com Audrey Tautou fumando


Os cartazes de um filme sobre a vida da estilista Coco Chanel, lançado na quarta-feira na França, que mostram a atriz principal, Audrey Tautou, fumando, foram proibidos nos metrôs e ônibus de Paris.

Segundo a empresa responsável pelos anúncios do filme Coco avant Chanel (Coco antes de Chanel, na tradução literal) exibidos nos meios de transporte da capital, a imagem desrespeita a lei que proíbe a publicidade de cigarros no país.

Mas a proibição provocou críticas até do autor da própria lei, o ex-ministro francês da Saúde, Claude Evin. Ele afirmou que a medida do metrô de Paris é "ridícula, contraproducente e abusiva".

O cartaz principal, que mostra a atriz usando um pijama e fumando um cigarro, pode ser visto, no entanto, em todas as ruas de Paris.

Dos 5,8 mil cartazes do filme, exibidos em toda a França, 1,1 mil destinados aos metrôs e ônibus de Paris tiveram de ser substituídos.

"Tivemos de usar nos metrôs e ônibus parisienses dois cartazes complementares, nos quais Audrey Tautou aparece ao lado de personagens masculinos", diz Olivier Snanoudj, diretor da Warner Bros França, que produziu e distribui o filme da cineasta Anne Fontaine.

Cata-vento amarelo

Esta é a segunda proibição recente nos transportes parisienses de cartazes de eventos culturais que mostram pessoas fumando.

No início de abril, o metrô de Paris já havia proibido o cartaz de uma exposição sobre o ator e cineasta Jacques Tati, falecido em 1982, que o mostrava em um de seus filmes fumando um cachimbo.

Neste caso, o cartaz foi alterado. O cachimbo foi apagado e substituído por um cata-vento amarelo, que foi colocado sobre a boca de Tati.
Cartaz em met}ô parisiense

Cachimbo de Jacques Tati foi transformado em cata-vento

O presidente da Cinemateca francesa, o cineasta Costa-Gravas, disse que a decisão era "absurda" e afirmou ter aceitado a mudança na fotografia por não dispor de mais tempo para elaborar novos cartazes.

As proibições de pôsteres de eventos culturais que mostram personagens famosos fumando vêm causando polêmica na França e suscitando inúmeras críticas na imprensa do país.

A atual ministra da Saúde, Roselyne Bachelot, também se opôs à decisão tomada pelo metrô de Paris e declarou que a iniciativa "beira o absurdo".

"A lei aprovada por minha iniciativa tem como objetivo proibir a publicidade direta ou indireta de cigarros. Mas a situação não é essa no caso dos cartazes dos filmes. Trata-se de um patrimônio cultural que se insere em nossa cultura cinematográfica", diz Evin.

Tati aparece quase sempre de cachimbo em comédias tidas como clássicos do cinema como Meu Tio e As Férias do Sr. Hulot.

No caso da estilista Chanel, o cigarro também é algo que na sua época foi ligado à sua personalidade de mulher moderna e revolucionária, já que no início do século passado as mulheres normalmente não fumavam em público.

O filme Coco avant Chanel retrata a vida da estilista antes dela se tornar famosa e conta sua infância em um orfanato até o início de sua carreira.

O longa-metragem foi inspirado no livro L'Irrégulière (A Irregular, em tradução literal), de Edmonde Charles-Roux, autora de A Era Chanel, publicado no Brasil, e custou 19,4 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário