Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Merval Pereira comenta as propostas de Dilma


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o governo da presidente eleita Dilma Rousseff deverá definir um critério fixo para correção do Bolsa Família, assim como existe para o salário mínimo e a aposentadoria. Bernardo esteve hoje pela manhã no programa “Bom dia, ministro”, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Segundo Bernardo, que mantém diálogo com a equipe de transição de Dilma, a ideia é definir um critério para evitar acusações de uso eleitoreiro do reajuste, que ocorre sempre nos fins de ano e, portanto, em período próximo ao eleitoral. Bernardo lembra que houve críticas sobre isso no período de eleições municipais de 2007, entre outros anos.

O Ministro do Planejamento afirmou, porém, que ainda não está definido o reajuste do Bolsa Família para 2011. As discussões sobre o Orçamento continuam também para se chegar a um consenso sobre os valores do salário mínimo e da aposentadoria no próximo ano.

Ao ser questionado por jornalistas sobre o quanto o salário poderá ser elevado além do valor de R$ 540, quantia já aceita pelo governo, mas questionada pelas centrais sindicais, Bernardo afirmou que uma resolução tem de ser buscada com “parcimônia.”

O ministro descartou novos reajustes significativos par a os servidores públicos federais. A preocupação agora, segundo ele, é manter o poder de compra dos servidores. “Não há previsão de aumento (real) no orçamento”, afirmou. Ele reconheceu, porém, que o governo Dilma negociará com os servidores até junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário