quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Insonia
Como sabemos as Insónias não matam, nunca ninguém morreu de Insónias, mas podem dar surgimento de certas doenças que são associadas à má qualidade de vida da pessoa que sofre transtornos de sono.
Ansiedade/Stress
Os problemas de sono aumentam a produção de cortisol que é um hormônio ligado ao stress e ansiedade no organismo. A pessoa com dificuldade em dormir, acorda mais cansada e nervosa e passa o dia ansiosa com medo da próxima noite. Este resultado nervoso está na origem do efeito insónias – bola de neve.
Depressão :
A pessoa que sofre de insonias principalmente durante um periodo longo de tempo, acaba quase sempre em depressão. Esta depressão é o resultado dos transtornos físico/químicos vividos pela pessoa ao longo do tempo em que não consegue levar uma vida normal. A depressão resultante dos problemas do sono provoca ainda alterações bruscas no humor da pessoa.
Hipertensão:
A má qualidade e os transtornos do sono elevam a pressão arterial cerca de 4,5 pontos enquanto tenta adormecer, consequentemente a chance de vir a sofrer de hipertensão aumentam consideravelmente.
Diabetes:
Dormir 7 a 8 horas por noite ajuda o organismo a queimar hidratos de carbono, reduzir os níveis de açúcar no sangue e impedir que armazene demasiadas calorias, evitando assim o surgimento precoce da diabetes.
Envelhecimento:
Dormir poucas horas e o impedimento em conciliar e manter um sono profundo, implicam quedas das taxas do hormônio GH, cuja deficiência está associada a sintomas de idade: aumento do tecido adiposo, flacidez muscular, fraqueza óssea e perda de massa muscular. Em crianças e adolescentes pode atrapalhar processo natural de crescimento.
Obesidade:
Durante o período de sono, ocorre a síntese de diversos hormônios relacionados com regulamento calórico. Quem dorme pouco tem as chances de risco de obesidade aumentadas.
Problemas de Pele e Capilares:
Todos nós conhecemos os sintomas do “dia seguinte” associados a uma noite mal passada. As famosas olheiras são resultado de uma dilatação dos vasos sanguíneos, chamada de stress do tecido vascular.
Os problemas de cabelo, como a queda, enfraquecimento ou os cabelos ressecados…podem ser resultado do stress provocado pela insónia e problemas de sono.
Constipações e Alergias:
As pessoas que dormem mal que sofrem de stress e ansiedade, ficam mais dispostas ao contágio de alergias e constipações. Um máu descanso mental leva a um enfraquecimento imunitário físico e a pessoa fica mais susceptível ao contágio de várias doenças.
Minha pesquisa na net.
Vãnia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário