Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cientistas desenvolvem cápsula capaz de absorver substâncias radioativas de líquidos(VEJA)

Radioatividade

Produto pode tornar bebidas como água e leite seguras para consumo em regiões que foram contaminadas com altos níveis de radiação

Allen Apblett, da Universidade de Oklahoma Allen Apblett, da Universidade de Oklahoma, principal autor do estudo (Universidade de Okllahoma/Divulgação)
Cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma cápsula capaz de absorver e reduzir a concentração de substâncias radioativas de alguns tipos de líquido, como água, leite, sucos de frutas e papinhas de criança. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, durante uma conferência da Sociedade Americana de Química na cidade americana de San Diego, na Califórnia.

Os pesquisadores acreditam que a cápsula pode ser usada, futuramente, por empresas alimentícias e também por consumidores comuns, especialmente os localizados em áreas que sofreram algum tipo de derramamento radioativo. O exemplo mais recente é o acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011, que acabou por contaminar alimentos em regiões próximas à usina afetada pelo terremoto.

O pesquisador Allen Apblett, principal autor do estudo, declarou que estava experimentando métodos para remover urânio e outros metais pesados de água destinada para os humanos beberem. Estava também estudando maneiras de encontrar com facilidade o urânio em oceanos. Mas após o acidente japonês, ele e sua equipe se concentraram em tentar tornar comidas e bebidas seguras para o consumo humano, em casos de desastres semelhantes.

Saiba mais

ÓXIDOS METÁLICOS
Óxidos metálicos são compostos químicos formados por átomos de oxigênio ligados a elementos químicos da classe dos metais, sendo sempre o oxigênio mais eletronegativo. Eles compõem um grupo de materiais altamente diversificado, cujas propriedades vão desde metais a semicondutores e isolantes. A ferrugem (óxido de ferro III) e a cal (óxido de cálcio) são alguns exemplos de óxidos metálicos com os quais convivemos.
ACTINÍDEOS
Os elementos que fazem parte do período 7 da tabela periódica são conhecidos como actinídeos. O grupo, composto de metais radioativos, engloba desde o elemento de número atômico 89 (actínio, que dá nome ao grupo) ao de número 103 (laurêncio). Entre estes se encontram o urânio, de número atômico 92, e o plutônio, de número 94.
A cápsula é composta por nano partículas de óxidos metálicos (a ferrugem, por exemplo, é um óxido metálico) que reagem com determinados materiais radioativos e, consequentemente, conseguem absorvê-los. Assim, a ideia dos cientistas é inserir a cápsula nos líquidos, deixá-la agir pelo tempo necessário para que ocorra a absorção e depois retirá-la do recipiente. Esta ação reduziria a concentração de substâncias radioativas do produto em questão, tornando-o seguro para o consumo.

Os óxidos metálicos presentes na cápsula são capazes de atrair e absorver elementos químicos da tabela periódica conhecidos como actinídeos, entre eles o plutônio e o urânio, além de outros elementos radioativos como o chumbo, o arsênico e o estrôncio, relacionados normalmente com íons radioativos derivados da fissão nuclear.

Em testes preliminares de laboratório, a nova técnica foi capaz de reduzir a concentração de materiais radioativos a níveis que os pesquisadores não conseguiram nem detectar. Mas ainda não foi comprovado se a cápsula funciona da mesma forma em concentrações altas de radiação.

(Com agência EFE)
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-desenvolvem-capsula-capaz-de-absorver-substancias-radioativas-de-liquidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário