Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Clooney é preso ao protestar contra o governo do Sudão

Estados Unidos

Ator se encontrou com Obama na quinta-feira para discutir suas preocupações

George Clooney foi retirado por policiais de frente da embaixada do Sudão George Clooney foi retirado por policiais de frente da embaixada do Sudão (Kevin Lamarque/Reuters)
A polícia americana prendeu o ator de Hollywood George Clooney nesta sexta-feira, durante um protesto em frente à embaixada do Sudão em Washington. Clooney havia se encontrado com o presidente Barack Obama na quinta-feira para discutir suas preocupações com o país africano. O ator saiu do local algemado, juntamente com seu pai, Nick, e outros manifestantes, inclusive o deputado democrata Jim Moran.
Depois de uma visita ao Sudão, Clooney acusou o governo de Cartum de crimes de guerra, no mesmo dia em que o governo americano cobrou do Sudão autorização para o envio de alimentos de forma imediata para evitar um desastre humanitário. Clooney acusou as forças armadas do governo sudanês de cometer crimes contra civis, incluindo um ataque com foguetes do qual escapou por pouco.
Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista em Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente Omar al Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento". Funcionários americanos alertaram que 250.000 pessoas correm risco de sofrer com a fome na conflituosa região de Kordofan do Sul ao testemunhar ante uma comissão do Senado, à qual Clooney se somou.

Crise humanitária - Princeton Lyman, enviado especial dos Estados Unidos ao Sudão, disse que a região montanhosa está a caminho de "uma grave crise humanitária" devido aos bombardeios constantes das forças de governo, que impedem a prática da agricultura. "O Sudão deve permitir o acesso humanitário internacional, e o mundo não pode permanecer quieto. Certamente os Estados Unidos não podem fazer isso", afirmou Lyman.

O Sudão do Sul se tornou independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois em Kordofan do Sul e perto do estado de Nilo Azul, no qual Cartum combate contra os insurgentes, uma vez aliados aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.

 http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/paises-afetados-crise-humanitaria-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário