Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Corpo de Chico Anysio é cremado no Rio de Janeiro

Memória

Cerimônia reune familiares e amigos do humorista

Velório do humorista Chico Anysio, no Teatro Municipal Velório do humorista Chico Anysio, no Teatro Municipal (Ide Gomes/Frame/Folhapress)
O corpo de Chico Anysio foi cremado neste domingo por volta das 13h, no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade. Atendendo a pedido expresso pelo humorista em seu testamento, as cinzas serão divididas e levadas a dois locais: a floresta localizada atrás do Projac, no Rio de Janeiro, e Maranguape, sua cidade natal, no Ceará. A cerimônia foi reservada a membros da família e amigos próximos. Chico Anysio morreu na última sexta-feira, aos 80 anos, devido à falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.


O corpo do humorista foi velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde o sábado. Amigos e familiares estiveram no local despedindo-se do ídolo. Alcione Mazzeo, ex-mulher de Chico, disse que a morte de Chico Anysio é uma grande perda para o Brasil. "Ficamos mais pobres de humor e de arte." A atriz Gloria Pires também esteve no velório e preferiu ser breve nas palavras: “O trabalho dele fala por si só." A ex-ministra da Fazenda e ex-mulher de Chico Zélia Cardoso de Mello veio de Nova York, onde mora, para acompanhar a cerimônia, junto com os filhos que teve com o humorista, Rodrigo e Vitória.

O humorista Tom Cavalcante lembrou um papel desempenhado por Chico longe dos holofotes. “Era um franciscano na profissão. Ninguém sabe disso, mas ele ajudou muitas pessoas”, disse. Leandro Hassum definiu Chico como “um paizão”. “Sentar para conversar com ele era sempre uma aula." Além dos artistas que vieram para a última homenagem ao mestre do humor brasileiro, pessoas de diversas regiões do Rio de Janeiro - e até mesmo de outros estados - fizeram fila sob um sol escaldante para se despedir.

Saúde frágil -
Chico Anysio morreu às 14h52m de sexta-feira no hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. Durante o ano de 2011, o humorista foi internado várias vezes. Ainda nos primeiros meses daquele ano, passou noventa dias hospitalizado e foi submetido a uma angioplastia para desobstrução de artéria, seguida de uma traqueostomia.

No fim do ano, o estado de saúde do humorista voltou a piorar. Com infecção urinária, foi internado novamente. Recebeu alta em 21 de dezembro, mas no dia seguinte teve de retornar ao hospital para tratar de uma hemorragia intestinal. Desde então, o quadro se complicou.

Na última terça-feira, ele voltou a respirar com a ajuda de aparelhos. Na quarta, passou por uma sessão de hemodiálise. Na quinta, o médico de Chico, Luiz Alfredo Lamy, classificou o estado clínico do paciente como “crítico”. A família chegou a ser chamada ao hospital e, na sexta-feira à tarde, o humorista morreu.
 http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/corpo-de-chico-anysio-e-cremado-no-rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário