Você é muito bem-vindo aqui!

domingo, 11 de março de 2012

Incríveis telhados verdes da Noruega



Os noruegueses são referência quando o assunto é respeito e boas práticas em relação ao meio ambiente, são considerados os precursores dos atuais “telhados verdes”. Por centenas de anos as casas da Noruega foram cobertas naturalmente pela relva. Alguns telhados possuem uma grande variedade de espécies de relva, flores, ervas e até mesmo pequenas árvores.
As vantagens dos telhados verdes são muitas. Por serem muito pesados, ajudam a estabilizar a casa, fornecem isolamento térmico, purificam o ar, servem como abrigo e fontes de alimento para passsáros, borboletas, joaninhas, etc…
Os Telhados Verdes na Noruega são uma tradição e podem ser vistos por toda parte. Estes telhados na Escandinávia foram cobertos com casca de bétula e gramado desde a pré-história.
Desde o período “Viking” e da Idade Média as casas já contavam com telhados verdes. Nas áreas rurais os telhados verdes eram quase unanimes até o início do século 18.
Os telhados com telhas convêncionais, apareceu muito depois nas cidades e nas casas senhoriais rurais, gradualmente substituíndo os telhados verdes, exceto em áreas mais afastadas no interior durante o século 19.
Atualmente existe um forte movimento buscando preservar e fortalecer as antigas tradições. A partir deste movimento, os telhados verdes começaram a reaparecer como uma alternativa aos materiais modernos.
Todos os anos, desde 2000, um prêmio é dado ao melhor projeto de telhado verde na Escandinávia.
Fonte: www.amusingplanet.com
 http://viverdeeco.com/2010/12/22/incriveis-telhados-verdes-da-noruega/

Nenhum comentário:

Postar um comentário