Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Levantamento da Anvisa mostra como anda a higiene das mãos em 901 hospitais do país

sexta-feira, 2 de março de 2012
6:02 \ Brasil
99% dos hospitais pesquisados têm água corrente limpa
Levantamento inédito realizado pela Anvisa em 901 hospitais brasileiros revela como anda a rotina de higiene das mãos dos profissionais de saúde em todo o país.
Elaborado a partir de um questionário da Organização Mundial de Saúde (respondido voluntariamente por cada hospital), o estudo será divulgado nesta manhã e mostra, por exemplo, que 70% dos hospitais pesquisados têm orçamento exclusivo para higienização das mãos. Outros 75% contam com monitoramento para avaliar se produtos como álcool gel, sabonete, toalhas descartáveis e outros materiais estão disponíveis aos profissionais.
A higienização das mãos é de longe o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções hospitalares. O relatório da Anvisa mostra ainda que 99% dos hospitais pesquisados contam com água corrente limpa, 93% têm sabonete em todas as pias e 92% possuem toalhas descartáveis em todas os lavatórios.
Com base nas respostas, a Anvisa avalia que ainda é necessário um grande esforço por parte dos hospitais. A pesquisa mostra que 66% das unidades não contam com observadores para verificação da higienização na instituição. A maioria, 68%, também não conta com orçamento específico para capacitação e treinamento sobre o cuidado com as mãos.
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/levantamento-da-anvisa-mostra-como-anda-a-higiene-das-maos-em-901-hospitais-do-pais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário