Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Quanto tempo uma criança pode passar na frente da TV?

22/02/2012
às 15:54 \ Saúde
(Foto: Thinkstock)
A questão do título deste artigo é uma grande preocupação dos pais no mundo moderno: quanto tempo, afinal, se deve permitir que os filhos passem na frente da TV e de seu equivalente mais moderno, o computador?
Hoje em dia as crianças são mais tecnológicas, aprendem desde cedo a usar o computador e a jogar vídeo game, até mesmo usando o telefone celular dos pais. Sem dúvida esse aprendizado é importante. Mas, partindo do princípio de que não podemos simplesmente ignorar a tecnologia, temos de aprender a lidar com ela. Pesquisas mostram que há uma forte e perigosa relação entre sobrepeso e o tempo gasto na frente da TV e do computador.
Um estudo brasileiro determinou que qualquer coisa acima de 500 minutos semanais (cerca de 1hora e 15 minutos por dia) gastos com atividades passivas na frente desses dispositivos já contribui para o sobrepeso.
Aqueles hábitos dos meus tempos de menino, quando aproveitávamos o período longe dos livros e da lição de casa para brincar de futebol, esconde-esconde, bicicleta e tantas outras atividades – que incluíam, também, videogame e TV, mas somente à noite ou quando estávamos de castigo – parecem muito longe de voltar à moda. Por isso, é preciso partir dos pais o impulso para incentivar a prática de esportes.
Não há melhor momento para isso do que o retorno às aulas. Procure se informar. Muitas secretarias municipais de esportes e lazer oferecem programas públicos de esportes e muitas escolas oferecem a prática complementar de atividades físicas. Afinal, as estatísticas são claras: uma criança gordinha tem muito mais chances de se tornar um adulto com sobrepeso.
Por Renato Dutra
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/quanto-tempo-uma-crianca-pode-passar-na-frente-da-tv/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário