Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Será que a beterraba pode melhorar seu desempenho?

29/02/2012
às 22:17 \ Treinamento
(Foto: Thinkstock)
Esta dica vem do Prof. Dr. Erico Caperuto, um estudioso sobre atividade física e metabolismo. Estudos recentes demonstraram que um legume pode melhorar o desempenho dos atletas. Pensou logo em em alguma relação com carboidrato? Não é bem isso. O legume em questão é a beterraba.
Por quê?
A beterraba é rica em nitrato de sódio, que melhora a entrega de oxigênio para os músculos (o que é fundamental para o rendimento de corredores, ciclistas e triatletas). As notícias trazidas pelos estudos são tão boas que o Dr. Caperuto pretende iniciar uma pesquisa brasileira, investigando os efeitos da suplementação do nitrato de sódio sobre o desempenho de corredores amadores.
É importante observar que, ao que parece, é preciso consumir o suco da beterraba para aumentar a quantidade de nitrato de sódio ingerida e, dessa forma, atingir um resultado expressivo. Também é sempre aconselhável consultar um nutricionista antes de iniciar “experimentos” por conta própria.
Fiquei curioso e busquei alguns destes estudos. Realmente, pode ser que a beterraba não seja somente boa para a nossa saúde, mas também para “turbinar” a nossa corrida!
Bailey, S. J., et all. Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans. J. App. Physiol., Jul;109(1):135-48, 2010.
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/treinamento/sera-que-a-beterraba-pode-melhorar-seu-desempenho/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário