Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estilo de vida oriental

Corpo e Bem-estar
As japonesas são líderes no ranking de longevidade no mundo. O que elas fazem? Dieta oriental e medicina preventiva. Exercícios e tratamentos terapêuticos japoneses ajudam a prevenir doenças e a relaxar, além de serem ótimos aliados na busca pelo equilíbrio entre corpo e mente.


As atividades do milenar sistema de saúde japonês Honnô têm como base a capacidade de regeneração e autopreservação do organismo para manter-se rígido e retardar o envelhecimento. "O médico de formação oriental busca evitar o adoecimento de seu paciente, seguindo os oito caminhos que levam à cura: o movimento energético, o sono reparador, a alimentação de alta vitalidade, a respiração energética, a postura mente-corpo, o relaxamento, a meditação terapêutica e a estimulação energética corporal", revela Sohaku Bastos, Mestre em Terapia Honnô pela Escola de Medicina Humana de Osaka, no Japão.

Já as terapias orientais ganham adeptos no mundo todo e chamam, cada vez mais, a atenção da medicina ocidental. "Para atender a um público exigente, resolvemos oferecer tratamentos alternativos de origem japonesa. Percebemos que eles ajudam a combater a ansiedade e o estresse causados pela mudança no estilo de vida das pessoas", diz Márcia Pinto Ferreira, coordenadora de estética do Spa Posse do Corpo, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Fomos atrás da sabedoria das orientais e encontramos dicas ótimas para ajudar você a se manter linda e saudável - por dentro e por fora! Confira exercícios terapêuticos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde como Honnô-Kikô, Karatê-Hô, Yawara, meditação, entre outras tantas terapias japonesas, oba!

10 lições de saúde, bem-estar e beleza que vêm do outro lado do mundo, oba!

1 - REIKI: O sistema consiste na cura pela energia universal, através das mãos e da aplicação das chamadas mudras (símbolos). Pode gerar ceticismo por se tratar de uma técnica que vai além do físico, diferentemente de uma massagem ou sessão de acupuntura. É indicado para amenizar problemas físicos e emocionais, desde efeitos colaterais devido a tratamentos químicos, à depressão, ansiedade e resfriados. As sessões duram, em média, 50 minutos.
Crédito: Dreamstime

2 - MEDITAÇÃO: A meditação não serve para curar, mas para obter autocontrole e evitar a depressão, estresse, doenças psicossomáticas, gastrite, diabetes, hipertensão, insônia e TPM. Uma pesquisa canadense afirma que os gastos com saúde caíram 30% em pacientes adeptos da meditação. No entanto, a atividade não tem nada a ver com relaxamento. Trata-se de uma técnica que leva a um estado de superconsciência e de autoconhecimento. Para quem quiser tentar, vale lembrar que é preciso concentração e persistência. Procure um orientador para ajudá-la no início.
Crédito: Dreamstime

3 - SHIATSU: Técnica de massagem que utiliza a pressão dos dedos na região dos meridianos do corpo, linhas imaginárias que possuem pontos-chave de energia. O Shiatsu tradicional é indicado para tratamento de diversos tipos de enfermidades, dentre elas dores musculares e articulares, enxaqueca, flexibilidade reduzida, problemas menstruais e digestivos, asma, lesões esportivas, depressão, estresse e hipertensão. Cada sessão dura aproximadamente 50 minutos e, por se tratar de uma massagem forte, não é indicada para idosos.
Crédito: Dreamstime

4 - BANHO DE OFURÔ: Banho tradicional dos japoneses, o ofurô é uma verdadeira terapia. A água utilizada é mineral ou sulfurosa, enriquecida e perfumada com substâncias que transmitem propriedades relaxantes e benéficas para a saúde. É uma excelente medida para combater a fadiga e o estresse. Se realizada com água mais fria, estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade. Já a água quente serve para amenizar dores musculares e renovar o corpo. As sessões de ofurô duram de 30 a 90 minutos. No Spa Posse do Corpo, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, a terapia ganhou versões para lá de diferentes com frutas, mel, café e ervas.
Crédito: Dreamstime

5 - SHISEI-KIKÔ: É a prática de exercícios de correção postural mente-corpo. Todos sabem que a postura corporal é o reflexo do estado emocional do indivíduo. A relação mente-corpo-energia se apresenta como uma unidade indivisível e coerente. Se houver desarmonia nessa integração, o resultado é o adoecimento. Por isso, práticas que fortaleçam a coerência psicossomática são de fundamental importância para a saúde. Não existem contraindicações para essas atividades e elas podem ser realizadas diariamente.

6 - HONNÔ-KIKÔ - Conjunto de exercícios físicos energéticos sequenciais, conhecidos popularmente no Japão como Taisô-Kikô. O objetivo é fortalecer músculos e esqueleto, além de harmonizar o movimento corporal com respiração e atitude mental correspondentes, respeitando o organismo de cada indivíduo e levando-o à cura. Os benefícios são muitos: aumenta a sensação de bem-estar, desperta a capacidade de discernir com rapidez situações de perigo, facilita o controle do peso, fortalece a memória e aumenta a vitalidade. É indicado para todas as idades, sendo os idosos os mais beneficiados. Contraindicado apenas para pessoas com distúrbios psiquiátricos graves e incapacidade muscular e esquelética. As atividades devem ser realizadas diariamente ao ar livre, em casa ou em academias.

7 - TAIKYOKY-TAISÔ: Semelhante ao Taichi Chuan chinês, esta atividade pode ser desenvolvida por pessoas de qualquer faixa etária e tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar. As contraindicações são mínimas e se restringem a pacientes enfermos. Deve ser realizada diariamente e os benefícios no campo somático e psíquico podem ser rapidamente constatados.

8 - YAWARA: Consiste em uma curiosa prática terapêutica que deu origem ao Shiatsu. Como se fosse uma luta, dois indivíduos pressionam os pontos de acupuntura mais energeticamente vulneráveis um do outro, a fim de "dominar" e, ao mesmo tempo, massagear o oponente. Não há contraindicações e o seu principal benefício é o fortalecimento energético da unidade mente-corpo. Pode ser praticada duas vezes por semana.

9 - DICA DE BELEZA: A grife de cosméticos artesanais Empório Body Store criou a linha Sakura No Ki que utiliza a delicada fragrância da cerejeira, flor tipicamente japonesa, em sua fórmula. “Uma das características das mulheres orientais é ter uma pele lisa e vistosa, por isso criamos produtos para manter o conteúdo hídrico natural da pele e evitar o ressecamento. A ação antioxidante é obtida através da vitamina E, que possui o poder de regeneração dos tecidos e combate os radicais livres”, diz a empresária Lídia Meirelles, uma das franqueadas da grife. A formulação tem ainda óleo de amêndoas doce, remédio ideal para pele seca, óleo de avelã, estimulante da circulação sanguínea, e óleo de germe de trigo, eficaz contra o estresse físico.
Crédito: Divulgação / Empório Body Store

10 - Uma vida com equilibrio depende de como vivemos a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário