Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Montserrat Caballé e Freddie Mercury

Freddie Mercury foi o vocalista e líder da banda de rock britânica “Queen”.

Farokh Bommi Bulsara (o verdadeiro nome de Freddie Mercury) nasceu na antiga colónia britânica de Zanzibar, filho de pais persas.

Baptizado de Freddie pelos colegas da escola, desde muito cedo mostrou grande interesse pela música, tendo aprendido piano, tornando-se membro do coral e participante regular dos teatros da escola.

Aos 17 anos Freddie muda-se para Londres e em 1966, apaixonado pelas artes, entra para o “Ealing College of Art” a fim de seguir um curso de ilustração gráfica, onde se diplomou em Design Gráfico e Artístico.

Foi no Ealing College que conheceu e se tornou amigo de Tim Staffell, vocalista e baixista de uma banda chamada Smile, que o levou para participar dos ensaios.

Em 1970 quando Tim deixa o grupo, Freddie acaba por ficar como vocalista da banda que passa a chamar-se “Queen”. É por essa altura que Freddie também decide mudar o seu nome para Mercury.

Embora a maior parte da sua carreira se confunda com a do “Queen”, Freddie Mercury também lançou alguns trabalhos a solo: os LPs “Mr. Bad Guy” (1985) e, com a diva Montserrat Caballé, “Barcelona” (1988). Participou ainda do musical “Time”, de David Clark.

Apaixonado pelo balet, chegou a fazer uma apresentação de beneficência em 1979, dançando “Bohemian Rhapsody” com o Royal Ballet de Londres. Tanto o balet como a ópera foram elementos fundamentais no desenvolvimento da sua performance dado que Freddie nunca deixou de se aperfeiçoar. Diz o guitarrista Brian May que, mesmo quando Freddie já estava muito doente, "a sua voz, miraculosamente, se tornava cada vez melhor".

Freddie Mercury compôs muitos dos sucessos da banda que são hoje bem conhecidos, “Bohemian Rhapsody”, “Somebody to Love”, “Love of My Life” e “We Are the Champions”, hinos eloquentes e de estruturação extraordinária, particulares e eternos.

As suas exibições ao vivo são lendárias, tornando-se a imagem de marca da banda. A facilidade com que Freddie dominava as multidões e os seus improvisos vocais envolvendo o publico no show tornaram as suas turnés um enorme sucesso na década de 1970 e principalmente nos anos 80 em que encheram estádios de todo o mundo.

No visual de Freddie há uma mudança que não deixa de ser notada e que certamente fez parte da sua faceta de “performer” em constante evolução. Se na era Glam dos anos 70 aparecia de cabelo comprido, “eyeliner” preto, unhas pintadas, “maillots” de bailado e sapatos de tacão alto, na década de 80 a sua imagem de marca apresentava uma postura mais "macho” em que aparecia de cabedal preto, chapéu de polícia, cabelo curto e meses mais tarde de bigode.

Em 23 de Novembro de 1991 confirmou, numa declaração feita por ele próprio, que tinha contraído SIDA/AIDS, tendo vindo a falecer no dia seguinte, a 24 de Novembro na sua casa de Kensington em Londres.

Em 1992, um ano depois da sua morte, dão-se os Jogos Olímpicos de Barcelona, nos quais Montserrat Caballé interpreta a famosa canção “Barcelona” (gravada em 1988) num dueto virtual com Freddie Mercury. Este dueto será sempre recordado como um marco histórico da música.

Freddie Mercury ficará para sempre lembrado por todos nós pela sua voz poderosa e pelo incrível domínio do palco que o fez conquistar plateias por todo o mundo durante mais de duas décadas.Pelos seus amigos e colegas, Freddie é lembrado como um espírito livre, criativo, generoso, cheio de energia e talento e pelo seu excelente senso de humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário