Você é muito bem-vindo aqui!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Luminárias

Da série 'detalhes que fazem a diferença', a iluminação dos ambientes merece toda atenção quando o assunto é decoração. Das luminárias de teto aos pendentes, focos de luz e abajures, há inúmeras opções e truques - bacanas! - para compor o décor do seu lar doce lar.

O verdadeiro must do momento é investir numa dimerização para controlar a intensidade de luz (aquele interruptor com botão de rosca para controle, sabe?). Assim é possível criar diversas "cenas" dentro de casa que já ficam gravadas e devidamente intituladas no programa de iluminação. Exemplo: iluminação de jantar (mais difusa), iluminação de TV (luz mais baixa) e assim por diante. Bacana, não?

SALA DE ESTAR

Para a arquiteta Tisse Sá, a melhor opção para a sala de estar são os trilhos no teto, principalmente se o ambiente tiver o pé direito alto. "O trilho permite uma movimentação na iluminação, assim ela não fica estagnada, você consegue mudar e criar sempre novos focos de luz", explica ela. Mas atenção: a mesa de jantar pede uma iluminação agradável, que não seja pontual e ilumine o ambiente por igual.

Se a idéia é demarcar o espaço uma boa opção é soltar um pouco o teto (rebaixá-lo apenas no centro, criando uma ilha), ou criar sancas externas nas paredes produzindo calhas iluminadas - que dão a sensação de profundidade. Abajures e luminárias de pé também devem compor a decoração da sala. "A iluminação de baixo para cima cria ambientes super aconchegantes, assim dá para apagar a luz do teto e usar apenas o abajur para tornar o ambiente mais agradável", explica Tisse.

QUARTO

Nosso cantinho especial da casa merece uma iluminação sob medida. É importante pensar que a iluminação do quarto, se dividido por duas ou mais pessoas não deve incomodar o outro. "No teto, em cima da cama, a luz deve sempre ser difusa e indireta como, por exemplo, num pendente que ilumina para cima. Gosto muito também das luminárias de leitura individuais. Podem ser arandelas presas na parede (o que otimiza o espaço, deixando a mesinha de cabeceira livre para livros e outros objetos) ou na própria cabeceira, mas, sempre uma de cada lado da cama do casal", conta Tisse.

Como o quarto é praticamente só a cama, fica a cargo da iluminação criar ambientes dentro dele. "Se tiver uma poltrona, a pedida é investir numa luz direta nela, com foco no colo, para não iluminar o quarto todo e não incomodar o(s) outro(s)", acredita Tisse. "Outra ideia bacana é criar pontos de luz com foco dentro do armário e próximo a ele. Uma boa iluminação é fundamental para enxergar as peças no guarda-roupa e no espelho", completa a moça.

Plantas, varandas e jardins

Se a ideia é dar foco às plantas dentro ou fora de casa a melhor opção é apostar em pontos de luz virados para as folhagens. "A iluminação nas plantas ressalta o verde e dá vida às folhas e ao ambiente. O foco de baixo para cima ou de dentro para fora "apaga" o vaso ou canteiro deixando apenas as plantas em evidência", indica Tisse.
por Clara Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário