Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pioneiro da internet compara nascimento da rede a Woodstock

Steve Crocker na Campus Party 2011.
Stephen Crocker foi criador do protocolo que serviu de base para a internet.
Ele participou da Campus Party 2011 na tarde desta quinta-feira (20).

Stephen Crocker, um dos criadores dos protocolos da Arpanet (primeira rede de computadores que serviu como base para a internet) deu uma aula nesta quinta-feira (20) sobre o começo da internet para os participantes da Campus Party 2011.

Mostrando cenas de um filme sobre o Festival Woodstock, Crocker quis passar a mensagem de que desde o início a internet era aberta e um espaço colaborativo.

“Em um ponto de vista social, toda a organização era aberta. Todo mundo da rede podia entrar em um documento e modificá-lo. Isso acontecia há mais de 40 anos e continua assim até hoje”, disse.

“No final dos anos 60, nós ficamos muito entusiasmados por ter conectado mais de 50 computadores entre os dois cantos dos Estados Unidos. Hoje, há 50 computadores conectados apenas nesse grupo reunido aqui.”

Crocker também falou sobre a segurança na rede. “No início, nós conhecíamos todos os usuários e grupos que estavam na rede, então era fácil descobrir quando alguém estava tentando trapacear. Hoje, tem crianças no mundo todo que acham divertido ficar criando vírus”.

Previsões do passado
Crocker também citou os aplicativos da internet de hoje que eles já previam há mais de 40 anos, como o e-mail, o messenger, o Java, a World Wide Web e o Skype. “Nós já prevíamos que seria possível realizar conversar por voz pelo computador”, disse.

Entre as ferramentas que eles não imaginavam está o Google e o Facebook. “A gente não tinha amigos suficientes para pensar em criar um Facebook”, brincou Crocker sobre a rede social que hoje tem mais de 500 milhões de usuários no mundo.

Sobre o futuro da rede, Crocker acredita que será possível uma conectividade completa, haverá interação com o computador por meio da voz e as pessoas poderão conversar em outras línguas com tradução em tempo real. “Com a internet, o mundo todo está disponível".

Laura Brentano Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário