Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Montserrat Caballé é uma famosa cantora soprano lírica espanhola.





De origem humilde, fez grandes esforços para conseguir concluir o curso de canto no “Conservatori Superior de Música del Liceu”, em Barcelona.

Cantou pela primeira vez a 13 de Abril de 1953 no “Gran Teatre del Liceu”, em Barcelona, numa gala de fim de curso, onde interpretou "Il Ciarlatano".

O início da sua carreira foi também muito modesto e difícil até que conseguiu ir para a Suíça, onde viria a fazer parte da Ópera de Basileia entre 1957 e 1959. Aí estreou com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss mas que foi decisivo para a etapa seguinte da sua carreira, na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).

A sua verdadeira estreia mundial viria a dar-se na noite de 20 de Abril de 1965 no Carneggie Hall, quando teve que substituir imprevisivelmente a cantora Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti. A brilhante actuação rendeu-lhe 25 minutos de aplausos e um rasgado elogio de um dos mais importantes críticos de ópera nova-iorquinos.

Em Abril de 1984, novamente no Carnegie Hall de Nova Iorque, o seu êxito mereceu cerca de meia hora de aplausos ininterruptos.
Em Junho de 1986 foi nomeada “Comendadora da Ordem das Artes e das Letras Francesas” pelo Ministro Francês da Cultura e em 22 de Abril de 1988 foi-lhe feita uma homenagem pelo 25º aniversário da sua apresentação oficial no “Teatro de la Zarzuela” e pelos seus 55 anos de vida.

São dezenas os galardões e troféus atribuídos a Montserrat Caballé, destacando-se: “Medalla del Liceo” (1966), “Llave de Oro de Barcelona”, “Premio de la Academia del Disco Lírico de Paris” (1970), Medalla de Oro del Teatro (1972), “Premio Nacional de Teatro en España” (1971), “Medalla de Oro al Mérito de Bellas Artes” (1973), “Medalla de Oro de la Generalitat de Cataluña” (1982), “Medalla de Oro de Madrid” (1988), entre outros.

Em 2 de Julho de 2008 foi nomeada “Doutora Honoris Causa” pela “Universidad Internacional Menéndez Pelayo” de Santander.

Montserrat Caballé interpretou mais de oitenta personagens de ópera, que vão desde a ópera barroca a Verdi, Wagner, Puccini, e Richard Strauss. Interpretou papéis tão diferentes como Norma, Salomé, Violeta, la Marschallin, Semiramide ou Isolda. Também interpreta canções populares espanholas. Fez a sua incursão na música rock com o cantor Freddie Mercury com a canção “Barcelona” que se converteu no hino dos Jogos Olímpicos de 1992.

Nos últimos anos tem-se dedicado a várias actividades beneméritas. É embaixadora da UNESCO e criou uma fundação para ajudar as crianças necessitadas de Barcelona.

É conhecida mundialmente pela inconfundível pureza e potência da sua voz. A excelente qualidade e perfeito domínio da técnica vocal fazem com que seja considerada uma das primeiras vozes do mundo.
 Origem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário