Cinco amigos do Rio reúnem mais de 30 mil simpatizantes no Facebook e programam manifestação apartidária para às 17 horas desta terça, na Cinelândia
Veja também:
Em ato contra corrupção, ONG finca vassouras verde e amarelas em Copacabana
GALERIA: Veja mais imagens do protesto
Em ato contra corrupção, ONG finca vassouras verde e amarelas em Copacabana
GALERIA: Veja mais imagens do protesto
Fabio Motta/AE - 19.09.2011
Vassouras foram colocadas na praia de Copacabana
O material gráfico sobre a manifestação ficou disponível na internet para ser reproduzido em camisetas, faixas e cartazes. Com esta facilidade, internautas de várias capitais do País se entusiasmaram com a ideia. Em Salvador (BA), a organização foi adiante e também realizará um protesto no mesmo dia e na mesma hora, na Praça 2 de Julho, conhecida como Campo Grande.
Assim como os organizadores da marcha contra a corrupção realizada em Brasília no feriado de 7 de Setembro, e de protestos menores em outras cidades, os manifestantes do Rio vetaram a presença de faixas e bandeiras de partidos políticos e sindicatos. "Podem aparecer como cidadãos, mas não vamos partidarizar nosso movimento", diz a empresária de cenografia Cristine Maza, de 50 anos, uma das integrantes do quinteto.
Sem nomes. "Se a gente falar mal de um político, vai ter que falar de outro, mais outro. Então, não vamos citar ninguém", brinca o designer Chester Martins, de 41 anos, que, com o colega José Luiz Fonseca, de 32, criou a logomarca do manifesto, inspirada na máscara dos Irmãos Metralha, somada à imagem do Pão de Açúcar.
"Não queremos crucificar nem acusar ninguém, mas o Brasil inteiro sabe quem está fazendo o que não presta. Não precisamos citar nomes", reforça o produtor cinematográfico Eudes Santos, de 42 anos, outro organizador do protesto.
Na quarta-feira passada, Eudes, Cristine, José Luiz, Chester e a supervisora de vendas Cristiane Ribeiro, de 37 anos, que completa o grupo, reuniram-se mais uma vez, depois do trabalho, para discutir as últimas pendências. "A aliança de casamento dos políticos com a corrupção tem de ser um par de algemas e a lua de mel, uma suíte em Bangu", diz Eudes para os amigos, lendo amais nova palavra de ordem da manifestação. O produtor fez uma alusão ao complexo penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio.
Vassouras. Ontem a praia de Copacabana amanheceu com 594 vassouras pintadas de verde e amarelo fixadas na areia. A manifestação foi produzida pela ONG Rio de Paz e tinha como objetivo apelar ao Congresso para ajudar a "varrer a corrupção do Brasil", conforme explicou um cartaz exposto no local. As 594 vassouras representam os 513 deputados e 81 senadores. A entidade aderiu ao ato Todos Juntos Contra a Corrupção. / COLABOROU ALFREDO JUNQUEIRA
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário