Saúde pública
Agência também determinou o recolhimento dos produtos que ainda estão na importadora
Prótese mamária: implante da marca Poly Implant Prothese (PIP), retirada de paciente devido à ruptura (Sebastien Nogier / AFP)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira que vai cancelar o registro das próteses mamárias da empresa francesa PIP (Poly Implants Protheses). A decisão é motivada pelos testes divulgados pela governo francês recomendando a "retirada preventiva" dos implantes. As próteses estavam suspensas no Brasil desde abril de 2010, quando já havia sido constatado uma taxa de rupturas acima do normal.Além do cancelamento do registro, a Anvisa determinará o recolhimento das próteses que ainda estão em posse da importadora do produto. Foram importadas, ao todo, 34.631 unidades — 24.534 foram comercializadas. Segundo a Anvisa anunciou em comunicado, as 10.097 próteses restantes serão recolhidas.
A Anvisa recomenda às pacientes que receberam implantes da PIP (quando a cirurgia é realizada, as pacientes recebem um documento indicando a marca usada) que procurem seus médicos para avaliar a necessidade da retirada ou não da prótese.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que os médicos procurem as pacientes para realizar uma avaliação. Segundo o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib, “não há motivo para pânico. As pacientes só precisam ser acompanhadas mais de perto."
VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário