Ciência
Mundos alienígenas, contudo, estão próximos demais de sua estrela para abrigar a vida
A concepção artística mostra o Kepler-20f, o astro que mais se parece com a Terra em termos de tamanho já encontrado fora do Sistema Solar. O planeta demora 20 dias para dar uma volta completa em sua estrela e tem uma temperatura de superfície de 800 graus, quente demais para suportar a vida como a conhecemos (NASA/Ames/JPL-Caltech)
Astrônomos anunciaram nesta terça-feira ter encontrado dois planetas do tamanho muito próximo da Terra em órbita de uma estrela similar ao Sol. Um dos planetas é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus. As informações foram publicadas no periódico britânico Nature.Saiba mais
COMO SÃO NOMEADOS OS EXOPLANETASOs astrônomos da Nasa atribuem o nome Kepler e um número à estrela onde o telescópio de mesmo nome detectou exoplanetas. Estes são, então, identificados em letras de caixa baixa, na ordem da descoberta. Por exemplo, o Kepler-12b foi o segundo exoplaneta encontrado na órbita da estrela Kepler-12.
A descoberta dos dois planetas alienígenas foi uma façanha técnica. Eles são os menores exoplanetas encontrados desde que o primeiro mundo além do Sistema Solar foi detectado oficialmente, em 1995. Sua distância também é enorme: a estrela Kepler-20 fica a 3.900 anos-luz da Terra.
A imagemcompara os primeiros planetas de tamanho comparável ao da Terra encontrados orbitando uma estrela parecida com o Sol com a Terra (Earth) e Vênus
VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário