Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Roteiro para a festa de Copacabana não virar programa furado

Réveillon 2012

Com a expectativa de receber dois milhões de pessoas, o bairro terá novos esquemas de trânsito, policiamento e fiscalização

Cecília Ritto
Copacabana receberá neste sábado um público estimado em dois milhões. Toda essa multidão desembarcará no bairro para assistir a uma das mais famosas queima de fogos do mundo. O horário em que a maioria da população chegará à praia será à noite, quando começam os shows, marcados para terem início às 18h nos quatro palcos montados. Para evitar tumulto e para não serem pegos desprevenidos, esses milhões de pessoas que passarão o réveillon espalhados pelos quatro quilômetros da orla devem, este ano em especial, ter um planejamento para a chegada e a saída do bairro. A prefeitura reduziu drasticamente o número de vagas disponíveis nas proximidades de Copacabana. “Todo mundo deve se programar, perder um tempo para pensar que horas vai e como chegará e sairá de Copacabana. É bom que todos estudem o esquema de trânsito. Queremos minimizar os transtornos”, diz o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

 Transportes- Para não estragar a noite da virada, quem for entrar o novo ano em Copacabana tem que ficar atento às modificações pelas quais o bairro passará e, principalmente, ao novo esquema de transportes. Pela primeira vez as três principais vias do bairro ficarão fechadas para o trânsito: Avenida Atlântica, Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro. Das 23h30 do dia 31 às 2h do dia primeiro, os veículos não poderão passar por essas ruas, com exceção da Barata Ribeiro, que terá um trecho livre para a circulação de ônibus. A prefeitura recomenda o uso do transporte público para chegar e deixar o bairro. O uso do automóvel não será um bom negócio: 2.600 vagas não poderão ser usadas.

Acessos
- A partir das 18h, os acessos a Copacabana serão fechados e o acesso de carros de passeio proibido. Haverá 24 bloqueios em Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo) e Botafogo (Rua Real Grandeza, Rua da Passagem, Rua General Severiano, Rua Lauro Muller e Túnel do Pasmado). A pista junto à praia da Avenida Atlântica será interditada às 7h do dia 31. A outra pista, do lado dos prédios, funcionará na mão invertida, na direção de Ipanema ao Leme. Às 15h, toda a Atlântica será fechada para veículos- apenas no Leme a pista perto dos prédios ficará aberta.

Táxi- Quem optar por se locomover de taxi deve estar atento aos locais pré-definidos onde poderão embarcar. Os locais para pegar o taxi serão a Avenida Princesa Isabel (na pista sentido Rio Sul e Centro), Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara), Rua Pompeu Loureiro (toda extensão) e Rua Joaquim Nabuco (entre as Avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Vieira Souto).

Metrô- Os ingressos especiais estão esgotados. Foram vendidos 141,5 mil cartões pelo preço de 6 reais incluindo ida e volta ou 3,10 por uma das viagens. O esquema especial do metrô funcionará das 19h às 5h sem a transferência entre as linhas 1 e 2. Ou seja, o trajeto entre as estações Pavuna, Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema, será feito diretamente.

O embarque, na ida, ocorrerá a partir das 19h do dia 31 de dezembro. Os bilhetes terão cores diferentes conforme os horários estabelecidos na passagem: será azul o cartão do passageiro que optou por ir entre 19 e 20h, laranja de 20 às 21h, verde para quem comprou o embarque entre 21h às 22h, vermelho para o intervalo das 22h às 23h e amarelo para o último horário, das 23h às 24h. Na volta, o cartão é branco e vale das 24h até as 5h.

Ônibus
- 80 linhas passarão por Copacabana na ida. Para deixar o bairro de ônibus, os passageiros devem ter em mente os pontos onde estarão os coletivos que os levarão até as suas casas.

Área 1 – Rua Barata Ribeiro próximo aos fundos do hotel Copacabana Palace
Para quem se destinar aos bairros da Abolição, Méier, Tijuca, Vila Isabel, Triagem, Penha, Olaria, Ramos, Jacaré; Central, Lapa e Rodoviária; e Urca e Glória.

Área 2 – Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro
Para os passageiros que retornarão aos bairros do Centro, Cosme Velho, Largo do Machado, Grajaú e São Cristóvão.

Área 3 – Rua Raul Pompéia
Para quem vai em direção aos bairros do Cosme Velho, Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz.

Trem- Todas as estações operarão somente para desembarque de passageiros. A integração da SuperVia com o MetrôRio será feita apenas na estação Central.

Fiscalização e Policiamento- Quinhentos agentes de trânsito atuarão em 40 viaturas e 40 motos para orientar o trânsito. O Centro de Operações da prefeitura do Rio vai monitorar o bairro através de 30 câmeras. Também trabalhará um efetivo de 1.845 guardas municipais e agentes da secretaria de Ordem Pública, cujas principais tarefas serão coibir o estacionamento irregular e os ambulantes.

O policiamento será reforçado com 1.554 policiais militares. Os militares contarão com 106 viaturas, 30 torres de observação instaladas na orla e armas não-letais. Para controla distúrbios, os PMs terão 60 pistolas tipo Taser, que age no sistema nervoso sensorial e motor e serve para paralisar uma pessoa por alguns instantes. Os policiais patrulharão Copacabana a pé, com motos, cavalos, embarcações e quatro helicópteros blindados.

Atendimento Médico- Haverá sete postos de atendimento médico no bairro com 193 profissionais de saúde, sendo 70 médicos. Serão 72 leitos, 14 com suporte avançado e 30 poltronas de hidratação. Em casos mais graves, 70 ambulâncias farão remoções para hospitais. Os postos serão instalados em frente às ruas Princesa Isabel, Duvivier, Fernando Mendes, Paula Freitas, Santa Clara, Bolívar e Souza Lima. No réveillon passado, havia seis postos em Copacabana, onde foram atendidas 861 pessoas. As causas principais foram alcoolismo, pequenos cortes, dores de cabeça e entorses.
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário