Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Games on-line atrapalham relação conjugal, afirma pesquisa

Comportamento

Três quartos dos cônjuges, mulheres na maioria, reclamam do vício do parceiro em videogames

Games fazem mal ao casamento, mas chamar a esposa para brincar pode ajudar Games fazem mal ao casamento, mas chamar a esposa para brincar pode ajudar (Jupiterimages)
Só 'mais meia horinha' pode sim fazer a diferença. Segundo uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, jogos online, como World of Warcraft ou Call of Duty, são grandes fontes de tensão e descontentamento no casamento. Nada menos que 75% dos parceiros - principalmente as mulheres - de jogadores virtuais gostariam que eles passassem menos tempo salvando o mundo e se dedicassem mais às atividades conjugais.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Me, My Spouse, and My Avatar: The Relationship between Marital Satisfaction and Playing Massively Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs)

Onde foi divulgada: revista Journal of Leisure Research

Quem fez: Michelle Ahlstrom, Neil Lundberg, Ramon Zabriskie, Dennis Eggett e Gordon Lindsay

Instituição: Brigham Young University

Dados de amostragem: 349 casais americanos com ao menos um dos indivíduos praticante de jogos online. Idade média de 33 anos de idade e 7 de casamento.

Resultado: 75% dos indivíduos que não jogam gostariam que o parceiro passasse menos tempo jogando e mais tempo em atividades conjuntas.
"É senso comum que muitos casais enfrentam problemas em torno dos games, principalmente quando os maridos são viciados na jogatina. O impacto é claro", afirma Neil Lundberg, professor responsável pela pesquisa. "Descobrimos que o problema não é quantas horas a pessoa passa jogando, mas sim como esse período impacta a relação entre o casal", completa ele.

O jogo, afirma a pesquisa, pode tomar o tempo das conversas e atividades feitas em conjunto, momentos que aproximam o casal. Com isso, um dos cônjuges se sente abandonado.

Clube do Bolinha — E, quase sempre, é a mulher que fica de fora da festa. Os pesquisadores entrevistaram 349 casais em que ao menos um dos indivíduos é um jogador contumaz. Em 84% dos casais, esse é o homem. E no caso de casais que jogam juntos, em 73% dos casos o homem joga durante períodos maiores.
Chamar a esposa para a brincadeira, aliás, é a saída encontrada pelo estudo para resolver o problema na maioria dos casos. O jogo online tem um efeito positivo na vida de 76% dos casais que compartilham o joystick. Os jogadores, afirmam os pesquisadores, gostam de interagir com seus avatares — sua persona virtual — no universo online.

"Nem todos os videogames são ruins", afirma Michelle Ahlstrom, uma das autoras. "Alguns são divertidos e podem fortalecer a relação com o companheiro. É preciso considerar o conteúdo do jogo, quanto tempo ele exige, como ele afeta o  trabalho, o  sono e, sobretudo, a relação matrimonial", aconselha  Ahlstrom.
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/games-online-arruinam-casamento-afirma-pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário