Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ácido retinóico não combina com verão

Em 27/12/2011
às 7:58 \ Tratamentos
(Foto: Polka Dot Images/Thinkstock)
Faço tratamento anti-rugas com ácido retinóico. Devo suspendê-lo durante o verão?
(Nara)
O ácido retinóico é um dos melhores ativos para retardar ou reverter os sinais de envelhecimento da pele. Ele melhora a qualidade do colágeno, a fibra que dá firmeza e sustentação à pele. Com isso, combate rugas e flacidez. Também promove renovação das células da pele, deixando-a mais bonita. E ainda clareia manchas e controla a oleosidade excessiva da pele.
O verão
O problema do ácido retinóico é que ele deixa a pele hipersensível ao sol. Isso significa que se você se expuser indevidamente, terá mais propensão a sofrer queimaduras e ficar com manchas. Enquanto estiver usando ácido retinóico, portanto, redobre o cuidado com proteção solar, usando filtro no dia-a-dia e evitando exposição excessiva ao sol. Suspender temporariamente o uso de ácido retinóico é boa ideia, dependendo do seu estilo de vida. Veja em que situações você deve adotar essa medida, e com proceder em cada uma delas:
– Se você pretende ir à praia ou frequentar uma piscina num fim de semana qualquer, não use o ácido naquele fim de semana;
– Se for passar o verão na praia ou se pretende frequentar uma piscina durante toda a estação, interrompa o tratamento durante esse período;
– Finalmente, se você mora numa região quente onde não dá para evitar exposição ao sol, mesmo sem frequentar praia ou piscina,  também deve interromper o tratamento durante o verão.
Por outro lado, se você não se expõe ao sol forte, então use filtro solar e mantenha seu tratamento com ácido retinóico.
Os substitutos
Mesmo suspendendo temporariamente o uso do ácido retinóico, não suspenda seu tratamento de pele. Existem bons ativos que podem ser usados com segurança no verão, como o ácido glicólico, a furfuril-adenina ou o retinaldeído. Converse com seu dermatologista e veja o que é mais indicado para você. E, terminado o verão, retome o uso do ácido retinóico.
Por Lucia Mandel
 http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário