Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nova espécie de lagarto é descoberta no Peru

Mundo animal

O 'Potamites montanicola' é um lagarto multicolorido que vive no alto de montanhas andinas, um comportamento incomum para um réptil

Ao contrário da maioria dos répteis, o Potamites montanicola não passa horas no Sol para se aquecer Ao contrário da maioria dos répteis, o Potamites montanicola não passa horas no Sol para se aquecer (Germán Chávez)

Saiba mais

REGULAÇÃO TÉRMICA NOS RÉPTEIS
Répteis, grupo do qual fazem parte lagartos, cobras e jacarés, não são capazes de manter uma temperatura corporal constante, como nós, os mamíferos, ou como as aves. Eles dependem do ambiente e sobretudo do Sol para manter-se aquecidos. Por isso é comum vê-los descansando em pedras durante o dia. Pelo mesmo motivo, são mais numerosos em áreas tropicais.
Uma nova espécie de lagarto foi descoberta no Peru, a 2.100 metros de altitude, e intrigou os cientistas. Répteis não regulam a própria temperatura corporal sozinhos, precisam do calor do Sol e do meio ambiente para que se mantenham aquecidos — algo difícil a essa altitude.
Ainda mais estranho, o Potamites montanicola, ou habitante da montanha, como foi batizado, aparenta ter hábitos noturnos, evitando a luz do Sol, e foi visto nadando em riachos, algo que não ocorre com outros representantes do mesmo gênero. Os parentes próximos desse lagarto multicolorido vivem a baixas altitudes e em ambientes quentes e úmidos, como a Floresta Amazônica.
Germán Chávez
As várias cores dos lagartos peruanos P. montanicola
As várias cores dos lagartos peruanos P. montanicola
Os lagartos foram encontrados nas montanhas da Cordilheira Vilcabamba, nos Andes peruanos, no sul do país, e no vale do rio Apurimac, em altitudes variando entre 1.600 e 2.100 metros. Mas o habitat natural do réptil pode ser maior.
"Mais estudos são necessários para conhecer sua biologia, estrutura populacional e estado de conservação, além da distribuição espacial", afirmou Germán Chávez, pesquisador do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru. Os pesquisadores publicaram um artigo na revista ZooKeys.
 http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nova-especie-de-lagarto-e-descoberta-no-peru

Nenhum comentário:

Postar um comentário