Mundo animal
O 'Potamites montanicola' é um lagarto multicolorido que vive no alto de montanhas andinas, um comportamento incomum para um réptil
Ao contrário da maioria dos répteis, o Potamites montanicola não passa horas no Sol para se aquecer (Germán Chávez)
Saiba mais
REGULAÇÃO TÉRMICA NOS RÉPTEISRépteis, grupo do qual fazem parte lagartos, cobras e jacarés, não são capazes de manter uma temperatura corporal constante, como nós, os mamíferos, ou como as aves. Eles dependem do ambiente e sobretudo do Sol para manter-se aquecidos. Por isso é comum vê-los descansando em pedras durante o dia. Pelo mesmo motivo, são mais numerosos em áreas tropicais.
Ainda mais estranho, o Potamites montanicola, ou habitante da montanha, como foi batizado, aparenta ter hábitos noturnos, evitando a luz do Sol, e foi visto nadando em riachos, algo que não ocorre com outros representantes do mesmo gênero. Os parentes próximos desse lagarto multicolorido vivem a baixas altitudes e em ambientes quentes e úmidos, como a Floresta Amazônica.
As várias cores dos lagartos peruanos P. montanicola
"Mais estudos são necessários para conhecer sua biologia, estrutura populacional e estado de conservação, além da distribuição espacial", afirmou Germán Chávez, pesquisador do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru. Os pesquisadores publicaram um artigo na revista ZooKeys.
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nova-especie-de-lagarto-e-descoberta-no-peru
Nenhum comentário:
Postar um comentário