Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Aumento de peso associado a parar de fumar, se houver, é pequeno

Tabagismo

Pesquisadores afirmam que aumento do IMC com o abandono do tabagismo é pequeno e maior entre pessoas mais velhas

Cigarros Cigarros (Medioimages/Photodisc/Getty Images)
Parar de fumar engorda? Ao que tudo indica, isso não passa de um mito. De acordo com um novo estudo publicado recentemente no periódico Health Service Research, o ganho de peso atribuído ao abandono do cigarro, se acontecer, é considerado pequeno e também está associado a outros fatores, como índice de massa corpórea e idade.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Smoking cessation and body weight: Evidence from the behavioral risk factor surveillance survey

Onde foi divulgada: periódico Health Service Research

Quem fez: Panagiotis Kasteridis e Steven T. Yen

Instituição: Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos

Dados de amostragem: 349.000 fumantes e ex-fumantes

Resultado: Abandono do cigarro está associado ao ganho de peso, especialmente entre mulheres mais velhas, que engordam cerca de seis quilos em dez anos. Entretanto, ganho de IMC é considerado pequeno, e não é maior entre pessoas obesas.
Pesquisadores da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, avaliaram 349.000 fumantes e ex-fumantes a partir de dados da Vigilância de Fatores de Risco Comportamentais de 2004 a 2005 e 2009 a 2010. Esses indivíduos responderam a um questionário sobre comportamento, tabagismo, saúde e índice de massa corpórea (IMC).
Os autores do estudo observaram que parar de fumar foi associado a um pequeno aumento do IMC. Homens e mulheres jovens aumentaram em 2,3% o índice no período de um mês após parar de fumar, e 5,2% entre três e seis meses depois. Entre homens e mulheres mais velhos, entretanto, o ganho de peso foi um pouco maior, mas cada sexo alcançou o ganho de peso máximo em tempos diferentes. Mulheres mais velhas foram as que mais aumentaram o peso: 8% no IMC, ou algo em torno de seis quilos, dez anos após pararem de fumar.
De acordo com os autores do estudo, esses resultados devem encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a parar de fumar, já que a pequena mudança no IMC é compensada pelos benefícios. Eles também ressaltam que entre obesos e pessoas com sobrepeso o aumento do IMC é modesto e semelhante ao da população com IMC considerado ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário