Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Astronautas da Endeavour iniciam sua última caminhada espacial

Astronautas vão trabalhar por mais de 6 horas no espaço.

Endeavour vai deixar ISS no dia 30 de maio.

Da EFE
G1
Os tripulantes da Endeavour iniciaram nesta sexta-feira (27) sua quarta caminhada espacial, a última na história das naves americanas no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Os americanos Michael Fincke e Greg Chamitoff, os especialistas da missão, deixaram o laboratório orbital à 1h15 de Brasília e permanecerão no exterior durante mais de seis horas, segundo informou um porta-voz da Nasa no Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE).
Astronautas Greg Chamitoff e Mike Fincke vão tabalhar durante mais de seis horas fora da Estação Espacial Internacional (ISS). (Foto: Nasa / AP Photo)Astronautas Greg Chamitoff e Mike Fincke vão tabalhar durante mais de seis horas fora da Estação Espacial Internacional (ISS). (Foto: Nasa / AP Photo)
Durante a atividade extraveicular, os astronautas instalarão cabos para câmeras OBSS na seção S1 do bloco de baterias solares. Além disso, desinstalarão a unidade de captura do manipulador da seção P6 para montá-la na rede OBSS.
Os astronautas também irão retirar os suportes do braço mecânico do manipulador Dexter e instalarão revestimento térmico em um dos tanques de gás de alta pressão.
Esta missão inclui quatro jornadas de trabalho dos astronautas fora do complexo ISS-Endeavour, nessas que são as últimas caminhadas espaciais realizadas na era das naves, iniciada em 1981 e que chegará a seu final em julho com a missão da Atlantis.
A nave, cuja última missão irá durar 16 dias, se desenganchará da plataforma orbital no dia 30 de maio.
Os seis tripulantes da nave Endeavour são o comandante, Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas de missão, Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff; e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori.
Na ISS, foram recebidos pelos americanos Catherine Coleman e Roland Garan, os russos Dmitri Kondrátiev, Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko e o italiano Paolo Nespoli.
Esta é a 25ª e última missão espacial da nave americana, que realizou sua primeira missão em 1992 e que assim que retornar à Terra, em 1º de junho, será enviada a um museu de ciências em Los Angeles (EUA).
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário