Considerar rentabilidade bruta
Conheça os principais erros dos investidores e saiba evitá-los!
É comum que, ao escolher uma modalidade, o investidor não avalie a rentabilidade líquida. Ele, esquecendo de avaliar as taxas que serão cobradas e a incidência de impostos, pode acabar ganhando menos ou até perdendo dinheiro.
Pegar empréstimo para investir
Muitos investidores iniciantes se empolgam com os possíveis ganhos e decidem pegar um empréstimo para investir. Além do risco do próprio investimento, esse investidor terá de pagar juros ao banco e pode perder mais dinheiro do que ganhar.
Não consultar um especialista
É importante que o investidor saiba fazer suas análises e tire as próprias conclusões delas. No entanto, enquanto ele é iniciante, consultar um especialista (consultor, analista, operador) é fundamental até para confirmar suas percepções.
Falta de conhecimento e excesso de otimismo
É preciso, acima de tudo, ter cuidado, conhecimento e disciplina. Algumas pessoas, por excesso de otimismo, leem dois livros, fazem um curso e acham que é suficiente para se arriscar em modalidades mais perigosas de investimento, e o mercado não funciona assim.
Ignorar a relação lucro x risco
As pessoas precisam ter em mente que, quanto mais um investimento pode render, mais risco ele traz. Não dá para ouvir a história de alguém que ganhou muito em uma modalidade e ignorar os riscos pelos quais ela passou.
InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário