Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Windows Phone coleta dados sobre a localização do usuário, diz Microsoft


Windows Phone coleta dados sobre a localização do usuário, diz Microsoft

Históricos de localização não são gravados no aparelho, afirma empresa.
Pesquisadores descobriram que iPhone mantém arquivo com histórico.

Do G1, em São Paulo
Aparelho da HTC com Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)Aparelhos com Windows Phone 7 também
colhem dados de localização (Foto: Divulgação)
Assim como o iPhone e o Android, celulares com o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, também recolhem informações sobre a localização dos usuários.
Conforme o site da própria companhia, ela afirma que os dados são coletados pelas redes wi-fi para montar um banco de dados. Desta forma, o aparelho consegue determinar a localização do usuário sem precisar utilizar o GPS, que consome muita energia e não funciona bem em locais fechados.
Por isso, o Windows Phone usa as redes wi-fi e compara a localização da pessoa com os endereços das torres de celular. Porém, assim como o Android, o serviço de localização do Windows Phone 7 precisa ser ativado pelo usuário.
A Microsoft afirma que usa os carros do serviço Bing Street Side, similar ao Street View, do Google, para detectar as redes wi-fi e transmitir sua localização exata à Microsoft. Outra forma de localizar o usuário por wi-fi é por meio do próprio smartphone. Quando a pessoa acessa o recurso de localização, os celulares identificam as redes wi-fi e transmitem sua posição à companhia.
Diferente da Apple, a Microsoft confirmou que os históricos de localização dos usuários não são gravados no smartphone. Porém, a companhia não informou por quanto tempo essas informações são mantidas e com que frequência são coletadas.
O Android grava as informações em um banco de dados no telefone, mas os dados não são sincronizados com o PC e, também ao contrário da Apple, existe um limite no tamanho desse banco de dados, o que significa que registros antigos são apagados automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário