Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 7 de maio de 2011

Quais as chances de encontrar amor?

É comum recebermos, no Seja+, mensagens de pessoas que estão tendo algum tipo de dificuldade para encontrar o amor que tanto buscam. Algumas nos perguntam o que podem estar fazendo de “errado”, outras se mostram decepcionadas por terem tido uma experiência frustrante, e outras ainda revelam sua revolta com um(a) pretendente que não deu continuidade à relação. Entre essas pessoas, há as que pensam que encontrar alguém online para um relacionamento sério parece ser uma tarefa impossível. Será? Não é o que dizem os números!

A revista Veja publicou recentemente uma reportagem que mencionava um estudo feito por um matemático britânico que estava tendo, ele mesmo, dificuldades em encontrar uma namorada.
Usando fórmulas matemáticas, ele chegou à conclusão de que a chance de encontrar, em um bar, uma festa ou em casa de amigos, a mulher que considerava ideal – com idade entre 24 e 34 anos, formação universitária, fisicamente atraente, que morasse perto dele e também o considerasse atraente – era de apenas uma em 285.000.

A pedido da revista, um economista brasileiro usou a mesma metodologia do matemático inglês para calcular qual seria a probabilidade de encontrar um amor aqui no site. O resultado surpreende: as chances são 42% maiores!

A explicação para isso é simples: no site, há uma quantidade substancialmente maior de pessoas disponíveis para um relacionamento do que qualquer bar, restaurante ou festa. Além disso, os usuários podem escolher conhecer pessoas com quem tenham determinadas características em comum.

Outra facilidade é que, no site, não há barreiras geográficas. Se na vida cotidiana temos poucas chances de encontrar amor fora dos limites onde geralmente transitamos, na internet não há qualquer tipo de limite de distância. Pode-se, por isso, identificar afinidades com alguém que está em uma cidade distante ou mesmo fora do país.

Se as chances de encontrar amor no site são bem maiores do que fora dele, por que, então, algumas pessoas têm dificuldade em encontrar alguém para um relacionamento sério? O que fazer para aumentar ainda mais essas chances? Vamos a algumas dicas!

Faça bom uso dos recursos do site
O site não conta somente com uma imensa base de usuários, mas possui também diversos recursos que podem ser usados. Quais desses recursos você utiliza?

Em primeiro lugar, é essencial que o perfil seja preenchido da maneira mais completa possível. Especifique o máximo de suas preferências e intenções, assim como suas características pessoais. Não deixe de incluir uma ou mais fotos, elas são muito importantes e aumentam consideravelmente as chances de interesse por parte do outro.

Se você preencheu apenas alguns dados de seu perfil e começou a fazer buscas, saiba que está deixando de utilizar ferramentas que podem ser cruciais para encontrar pessoas.

Com um perfil bem completo, faça buscas, mande mensagens, converse no videochat, envie torpedos, marque pretendentes como prediletos... Descubra e use todos os recursos que puder!

Faça buscas específicas
O site possui mais de 30 milhões de usuários, o que certamente não é pouco. Isso não significa, evidentemente, que você tenha afinidade com todas essas pessoas, certo?

Por isso é tão importante que, nas buscas, sejam especificadas características do(a) pretendente que combinem com as suas. Fazer buscas genéricas demais levarão a uma grande quantidade de resultados, porém você se deparará com muitos(as) usuários(as) com os(as) quais tem pouca ou nenhuma afinidade. É fundamental, então, que você selecione algumas características que o(a) pretendente deve ter, pois fazer isso te dará resultados menos genéricos e mais específicos.

Especifique sem restringir demais
Esta dica parece contradizer a anterior, mas não contradiz. É preciso fazer buscas específicas, porém especificar não significa restringir demais.
Quando falo em especificar, quero dizer que é importante fazer buscas por pessoas com características que você considere fundamentais.

Uma mulher pode, por exemplo, preferir um homem não-fumante, mas isso pode não ser tão importante assim, de modo que ela estaria aberta a se relacionar também com fumantes. Assim sendo, na hora da busca, esta mulher não precisa selecionar apenas os não-fumantes. Por outro lado, há características que são consideradas imprescindíveis. Se, para um homem, for fundamental que a mulher tenha nível superior, é importante que ele busque apenas as mulheres com essa característica.

Seja ativo(a) e explícito(a)
Para encontrar amor, não basta estar cadastrado(a) no site e ficar à espera de um(a) pretendente. É preciso agir, procurar, se comunicar, experimentar, arriscar... Seja ativo(a)! Não tenha medo de receber um “não” ou de simplesmente não ser respondido(a), encare isso como parte do processo de procurar namorado(a).

Se alguém te interessar, não fique esperando e evite as indiretas: seja claro(a), diga que gostou, comece uma conversa. Indiretas muitas vezes não são entendidas pelo(a) outro(a) e você acaba perdendo oportunidades por não ter sido explícito(a). Não tenha vergonha de mostrar seu interesse!

Use todas essas dicas e torne ainda maiores as suas chances de encontrar o verdadeiro amor que tanto busca. Boa sorte!
Dra. Mariana Santiago de Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário