Você é muito bem-vindo aqui!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Menor buraco negro é descoberto

Por Redação, Atualizado: 21/12/2011 10:50MSN
Objeto teria massa apenas um pouco maior do mínimo necessário para poder existir
Ilustração mostra buraco negro com cerca de três vezes a massa do nosso Sol
Ilustração mostra buraco negro com cerca de três vezes a massa do nosso Sol

Uma equipe internacional de astrônomos encontrou um candidato para o título de menor buraco negro do universo. O novo recordista pesa cerca de 3,8 vezes a massa do nosso Sol e possui apenas 24 km de diâmetro.
O pequeno objeto altamente maciço e compacto foi descoberto em 2011 escondido em um sistema binário de nossa galáxia conhecido como XTE J1650-500. No entanto, sua massa nunca tinha sido medida com precisão.
Como o buraco negro é um corpo com força gravitacional maior que a velocidade de escape da luz, os astrônomos usaram o observatório espacial de raios-X RXTE, da Nasa, para analisar as emissões de raio X vindas do astro e medir o seu peso e sua extensão.
O que os estudos revelaram foi um buraco negro com massa apenas um pouquinho maior do mínimo necessário para poder existir. “Este buraco negro está muito perto do limite”, disse o cientista líder do estudo, Nikolai Shaposhnikov.
Segundo o astrônomo, o buraco negro do sistema XTE J1650-500 tem cerca de três vezes a massa do nosso Sol. Para efeito de comparação, o buraco negro que habita o centro da nossa galáxia tem cerca de quatro milhões de vezes a massa do Sol.
“Por muitos anos, nós [astrônomos] queríamos saber o menor tamanho possível de um buraco negro, e esse 'carinha' é um grande passo para responder esta pergunta”, disse Shaposhnikov.
Fonte: Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário