Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Jabuticaba (no meu apartamento, eu quero)

Frutíferas em vaso



(foto: Paisagismo Lopes)


Jabuticaba no pé, o limão, tudo em casa, na varanda. Além disso atrair pássaros, incentivar as crianças a se alimentarem bem, acompanhar o desenvolvimento dos frutos...


Parece complicado, mas não é! Seguindo todos os passos básicos e tendo sol, rapidinho já vai ter colheita. As necessidades primordiais são: vaso grande, mistura boa de terra e sol.


O vaso: Pode ser de qualquer material, tem que ter uma boa drenagem, a água não pode acumular de jeito nenhum, é só fazer uma camada com cacos de cerâmica, argila expandida, brita ou isopor, uns 5 cm de espessura já é o ideal e uma camadinha de areia só pra tampar essa primeira camada.


Ele deve ser bem espaçoso, o suficiente para as raízes crescerem bem, isso é fundamental pra produção dos frutos. Num vaso apertado, a raiz não cresce e a planta não se desenvolve. Uma medida boa começa com no mínimo uns 50cm de altura e 40 cm de diâmetro.


A terra: Pense que essa mistura tem que ser boa o suficiente para fornecer todos os nutrientes e deixar as raízes respirarem. No mercado existem substratos já prontos para plantar frutíferas (perfeitos pra quem não tem espaço ou paciência pra fazer a mistura).


Mas se você quiser fazer em casa, use:
1 parte de terra comum
½ parte de terra vegetal
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia
200g de farinha de ossos.


Depois da drenagem , coloque a mistura no vaso até a metade mais ou menos, coloque a muda no centro, com o torrão preservado, de modo que ela fique uns 2 a 3cm abaixo da borda do vaso. Complete com a mistura em volta (não enterre o caule da muda, deixe a mistura no nível do torrão), e molhe bem, uma rega abundante.


Forrar o substrato com pedras ou algum tipo de forração ajuda no visual e na manutenção da umidade, pode ser azulzinha, dinheiro-em-penca , gota-de-orvalho, rabo-de-gato, hera etc...


Rega: Nunca encharcar o vaso, umas 3x/semana é o suficiente, se o clima estiver frio, até menos.


Luminosidade: Toda frutífera precisa de no mínimo 4h diárias de sol, no início, o sol da manhã é o ideal, depois tanto faz. As únicas que sobrevivem produzindo frutos com um pouco menos de sol, são a romã, a pitanga e a jabuticabeira. No caso de apartamentos, se tiver sol e a varanda for protegida dos ventos fortes, suas frutíferas vão se adaptar bem.


O ideal é que a muda seja bem formada, aparência saudável. No caso de limão, laranjinha kinkan e mexerica, todas as mudas deverão ter sido produzidas por enxertia (é só perguntar ao vendedor), nesse caso elas produzem novas e bem mais rápido do que as plantadas por sementes.


Adubação: Pode ser feita umas 3x/ano, com farinha de ossos e adubo químico NPK 4-14-8 granulado, misture os dois e coloque umas 150g por vaso, espalhe mais para as bordas do vaso e regue bem em seguida. Nessa fase também é bom dar u ma mexida de leve na superfície da terra, como um garfo mesmo, retirar galhos secos e mal formados.


Preste sempre atenção nas pragas e doenças, controle-as sempre com um defensivo orgânico, como as receitinhas que eu já passei aqui ou óleo de neem (uma planta indiana que controla muitos tipos de praga).
 01) Comprei uma Jabuticabeira pequena plantada em vaso e gostaria de saber se ela é adequada e qual o tratamento que devo dispensar para mantê-la bonita em um vaso em área externa de um apartamento.


Resp.: A Jabuticabeira normalmente se desenvolve muito bem em vaso e se for uma muda de Jabuticabeira híbrida, ele deverá produzir frutos.

Comercialmente a muda de jabuticabeira híbrida é propagada via semente, plantada no chão e quando atinge 3-4 anos é arrancada e plantada em vasos ou potes e mais um ano esta produzindo. Nesta fase está com 0,80 a 1,2 m de altura. Esta produz várias vezes no ano, sendo normal encontrar flores, frutos verdes e maduros na mesma planta constantemente.

A jabuticabeira Sabará, demora muito para iniciar produção. Quando no campo de 8 a 15 anos. Em vaso é bem mais difícil a produção.

Quanto maior o vaso, melhor será o desenvolvimento da planta e produção. Deve ficar em local ensolarado, e é bastante exigente em água, devendo ser irrigado diariamente ou dia sim dia não.

Utilize nas adubações fonte de orgânico (esterco, húmus) e a cada 60 dias 20 g da fórmula 10-10-10.

Consultor: José Antonio Alberto da Silva
Fonte:toda fruta

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/jabuticaba-no-apartamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário