Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Rede de Escândalos ganha 29 novos personagens nesta 6ª

Corrupção

Cinco novos casos passam a integrar a ferramenta que acompanha os desdobramentos dos escândalos e os destinos dos envolvidos em fraudes

Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do TRT-SP, no congresso, julho de 2000 Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do TRT-SP, no congresso, julho de 2000 (Ed Ferreira/AE)
A “Rede de Escândalos” do site de VEJA ganha, nesta sexta-feira, o acréscimo de cinco novos casos. Quatro deles sacudiram o país nos anos 90: a descoberta do esquema de desvio de dinheiro público perpetrado pelos parlamentares que ficariam conhecidos como “anões do Orçamento”, em 1992; o escândalo dos precatórios, em 1996; o desvio de verbas do TRT-SP, que alçou à infâmia o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, em 1999; e o caso Marka/Fonte Cindam, que colocou a credibilidade do BC em xeque, também em 99. O quinto escândalo, mais recente, traz como personagens o deputado federal Protógenes Queiroz e o banqueiro Daniel Dantas. Trata-se da Operação Satiagraha, de 2008.
Mais do que entender como funcionavam os esquemas criminosos por trás de cada um dos casos, a rede vai esclarecer o destino que tiveram seus personagens – e de que maneira escândalos tão distintos podem ter sido protagonizados por pessoas em comum. É o caso do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, morto em 2009, que viu o cargo em risco no decorrer da CPI dos Precatórios e, mais de uma década depois, foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha.
Relembre, ainda, a atuação criminosa do juiz Lalau, que fez fortuna desviando verbas públicas e adorava torrar o dinheiro sujo com compras em Miami, nos Estados Unidos. Lalau passou apenas uma semana na cadeia, mas o caso tem desdobramentos na Justiça até hoje. Em julho deste ano, a Justiça do Distrito Federal determinou a devolução de 55 milhões de reais desviados dos cofres públicos no escândalo do tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. É o maior valor desviado por corrupção já reclamado pelos cofres públicos no Brasil.
Conheça como funcionava a máquina de espionagem do ex-delegado da PF Protógenes Queiroz, que bisbilhotou a vida de ministros e membros do STF, a mais alta corte do país. Graças à maneira irregular como ele conduziu as investigações, inspirado por um nocivo messianismo de esquerda, o banqueiro Daniel Dantas safou-se da cadeia. A Operação Satiagraha, que tinha por objetivo investigar Dantas por crimes financeiros, ficou marcada por ter servido de fachada para o funcionamento de uma máquina de espionagem que, em ousadia e abrangência, não tem paralelo na história brasileira.
As atualizações não vão parar por aqui. Até 20 de janeiro, a rede contará com cerca de 300 personagens, implicados em mais de 60 casos dos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. O compromisso não é apenas o de revisitar o passado, ressaltando as lições que o país aprendeu (ou desperdiçou) em cada episódio. É também o de manter o leitor informado sobre o desenrolar de investigações e julgamentos – e sobre o destino daqueles que em algum momento, ou repetidamente, atentaram contra o bem público.
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário