Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rússia apreende 20 caixas com material radioativo destinado ao Irã

Política

Especialistas concluíram que o material encontrado é o isótopo Natrio-22 , que é produzido industrialmente por reatores nucleares

Geobactérias poderiam inspirar pesquisadores no desenvolvimento de tecnologias eficazes para limpar áreas contaminadas por resíduos nucleares Geobactérias poderiam inspirar pesquisadores no desenvolvimento de tecnologias eficazes para limpar áreas contaminadas por resíduos nucleares (Thinkstock)
Os funcionários da alfândega do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, em Moscou, apreenderam nesta sexta-feira 20 caixas com material radioativo destinado ao Irã, informou o Serviço Federal de Alfândegas (SFA).

A polícia russa prendeu uma pessoa, cujo nome não foi divulgado, após ser ativado o sistema de detecção de substâncias radioativas na área de embarque do aeroporto, segundo a agência Interfax.
Após a inspeção da bagagem, os funcionários alfandegários encontraram em suas malas 18 placas de metal embaladas em caixas de aço.
A primeira medição de radiação revelou que superava o permitido em 20 vezes, enquanto especialistas concluíram que o material encontrado é o isótopo Natrio-22, que é produzido industrialmente por reatores nucleares.
As autoridades do aeroporto enviaram o caso à Procuradoria de Transportes de Moscou.
A Rússia sustenta que o Irã tem direito a desenvolver um programa nuclear pacífico e se opõe à imposição de sanções internacionais contra o país.
(Com Agência EFE)
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário