Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Serviço promete rastrear filhos através de aplicativo

Internet

Pais têm acesso a informações como rota escolar, agenda telefônica e SMS

Renata Honorato
Thinkstock (Thinkstock)
"Nenhum procedimento fica oculto e é possível identificar o programa com facilidade no aparelho. Tomamos esse cuidado para que a aplicação não pudesse ser confundida com um software espião" - Daniel Avizú, cofundador do ZoeMob, um serviço de rastreamento de crianças
O site ZoeMob, que chega ao Brasil como uma solução de segurança on-line, promete aliviar a tensão dos pais que ficam aflitos quando estão longe de seus filhos. O serviço por assinatura permite à família monitorar as crianças, em tempo real, através de um aplicativo instalado em seus celulares.  
A tecnologia de geolocalização foi desenvolvida pela própria companhia e dá aos pais a chance de acompanhar os passos dos filhos por meio de uma interface web. No espaço, a família consegue rastrear uma área pré-determinada, como a do colégio. Dessa forma, é possível descobrir, por exemplo, se a criança foi dispensada da escola em um horário diferente, ou mesmo se ocorreu alguma mudança na rota.
A empresa foi criada como uma solução corporativa para que gestores pudessem acompanhar entregas e funcionários que atuam fora do escritório, mas não demorou muito para que os cofundadores, Daniel Avizú e Hélio Freitas, identificassem outras oportunidades. "Percebemos que havia problemas envolvendo segurança que afligiam os pais, então adaptamos nosso software para o uso pessoal", disse Avizú ao site de VEJA.
Divulgação
Captura de tela do painel de controle do serviço (Foto: Divulgação)
A assinatura do ZoeMob para o plano família custa 19,99 reais e dá direito ao rastreamento de até dois celulares. Além dos dados originados a partir do cerceamento de uma área, o aplicativo pode mostrar a velocidade que um transporte escolar circula entre a residência de um estudante e o colégio. Outras informações, como previsão do tempo, telefones mais usados na agenda e até conteúdos impróprios ou que despertam preocupação - como referências a drogas, prática de bullying e pedofilia - recebidos ou enviados via SMS também são monitorados pelo programa.
Para Avizú, o serviço não compromete a privacidade dos filhos, já que o aplicativo é instalado no celular da criança com o consenso dos pais. "Nenhum procedimento fica oculto e é possível identificar o programa com facilidade no aparelho. Tomamos esse cuidado para que a aplicação não pudesse ser confundida com um software espião", explica.    
O serviço oferecido pela ZoeMob é global e sua base é composta de brasileiros (33%), sul-coreanos (25%), latino-americanos (19%), americanos (16%) e usuários de outras nacionalidades (7%). O software está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol. Cerca de 100.000 usuários já utilizam o site, cuja previsão de faturamento para 2012 é de 3,5 milhões de reais. “Os números do exterior foram uma surpresa, mas estamos preparados para atuar globalmente”, completa Avizú. 
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário