Você é muito bem-vindo aqui!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

jan 08 2011 Dicas para ter pés bonitos no verão

Dicas para ter pés bonitos no verão. Altas temperaturas pedem dedos de fora em sandálias e rasteirinhas. Mas para usar esse tipo de calçado é preciso estar com os pés livres de calosidades, micoses e frieiras, males tão comuns no verão.
Para evitar o ressecamento dos pés, que se intensifica nessa época pelo uso de sandálias, é indicado lixar as calosidades ao menos uma vez por semana e fazer o uso de um bom hidratante para a região plantar. A hidratação de parafina quente ou fria também ajuda a evitar as fissuras.

O verão também propicia o desenvolvimento de micoses nos pés, pois os fungos se reproduzem rapidamente, podendo dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afetada, pode ser superficial ou profundo.
A melhor maneira para se evitar uma contaminação é não andar descalço nas áreas úmidas das piscinas, vestiários e chuveiros públicos, e não partilhar do uso de lixas, alicates e outros materiais que tenham sido usados por alguém já contaminado. É importante utilizar sempre materiais próprios ou adequadamente esterilizados. Também é preciso secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia, preferencialmente com papel descartável para que os fungos não fiquem nas toalhas.
A micose superficial mais comum é a frieira (tinea pedis), conhecida como “pé-de-atleta”, que atinge a pele entre os dedos e a planta dos pés. Para impedir a sua instalação é importante usar sapatos arejados ou usar meias de algodão que absorvem melhor o suor, evitando que os pés fiquem úmidos.
Já a micose de unha (onicomicose) é uma doença provocada por fungos que se “alimentam” de queratina, material do qual as unhas são formadas.A doença pode se manifestar de várias formas, como o descolamento (a unha fica oca), espessamento,formação de manchas e até a deformação e destruição da unha.
Por essas características, a onicomicose é uma doença de tratamento complicado, pois exige disciplina, paciência, perseverança e muitas vezes o uso de medicação. Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha doente, que será substituída por outra livre do fungo, levando de seis meses até um ano.

Fonte: Alessandro Guerra, podólogo e coordenador técnico de Podologia da Rede Doctor Feet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário