Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ministérios começam a implantar monitoramento de gastos

Política

Menos de 10% do orçamento é composto de despesas sobre as quais o governo tem liberdade para administrar Menos de 10% do orçamento é composto de despesas sobre as quais o governo tem liberdade para administrar (João Raposo)
O governo começou a tirar do papel na segunda-feira o plano da presidente Dilma Rousseff de monitorar, se possível em tempo real, a aplicação do dinheiro público. Ficou definido que o sistema de acompanhamento será implementado inicialmente nos ministérios da Saúde, Transportes, Justiça e nos aeroportos, com capacidade de verificar não apenas obras como também serviços públicos prestados ao cidadão.
Cada ministério será responsável por estabelecer o seu sistema próprio, mas a orientação do Planalto é adotar programas de licença livre, gratuitos, para que os dados de uma pasta conversem com os de outra.
Ministérios envolvidos com a Copa de 2014, como Turismo, Esportes e Cidades, também figuram na lista de prioridades. Mas o Planalto sabe que os dois primeiros vão precisar de um pouco mais de tempo para se adequarem, já que passaram por mudanças em 2011, quando Pedro Novais e Orlando Silva caíram por suspeitas de irregularidade.
Ontem, os 38 secretários executivos se reuniram por quatro horas no Palácio do Planalto. Um dos principais temas do encontro foi a apresentação das diretrizes pela Casa Civil, a definição de responsabilidades de cada um, os programas que serão monitorados em um primeiro momento e o prazo para isso.
Caberá a eles - o 2.º cargo na hierarquia da pasta - acompanhar a implementação do programa de monitoramento online. Isso porque esses cargos são geralmente ocupados por pessoas com visão mais técnica e alguns deles são servidores de carreira.
(Com Agência Estado)
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ministerios-farao-acao-piloto-para-acompanhar-gastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário