Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Brasil tem 38% dos adolescentes em situação de miséria

Desenvolvimento

Faixa etária dos 12 aos 17 anos é a mais prejudicada por problemas como pobreza, criminalidade e abuso sexual, aponta relatório da Unicef

Luciana Marques
Adolescente dorme na Rua Vitória, na região da Cracolândia, em São Paulo Adolescente dorme na Rua Vitória, na região da Cracolândia, em São Paulo  (Fernando Moraes)
Os adolescentes brasileiros na faixa dos 12 a 17 anos sofrem mais com problemas como pobreza, assassinatos e abuso sexual do que a população em geral. É o que avalia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)  em seu relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011, divulgado nesta quarta-feira. De acordo com o documento, a pobreza atinge 29% da população no Brasil, enquanto o porcentual de  adolescentes em situação de miséria chega a 38%. “Em uma população na qual as famílias têm mais crianças, ao se dividir a renda da família, os adolescentes aparecem sem renda”, disse a representante da Unicef no país, Marie-Pierre Poirier.
Em contrapartida, o relatório mostra que o porcentual de adolescentes que não estudam ou não trabalham caiu de 6,6% em 2004 para 5,4% em 2009. No entanto, os valores mudam para a faixa etária entre 15 e 17 anos, em que 20% estão fora da escola. No grupo de meninas que são mães a porcentagem é bem maior: 75,7%. Por outro lado, houve redução no número de adolescentes que só trabalham e não estudam.
Segundo a pesquisa, menos jovens abandonaram os estudos no Ensino Médio e houve aumento do número dos que concluíram o Ensino Fundamental. Outro fator positivo foi a redução no número de analfabetos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Os meninos representam 68,4% do total de 500.000 adolescentes que não sabem ler, o que demonstra uma desigualdade de gênero na educação.
Cor - A pesquisa também mostrou desigualdades raciais. O adolescente negro tem quatro vezes mais riscos de ser assassinado do que o branco. E o indígena tem três vezes mais chances de ser analfabeto do que os demais brasileiros de sua faixa etária. O Unicef afirma que é preciso atenção especial principalmente aos adolescentes que vivem nas ruas, vítimas de exploração sexual, mães, chefes de família. O órgão propõe que o governo invista, não só na primeira infância, mas também na faixa etária que se segue para que o impacto das medidas iniciais não se perca na etapa seguinte.
"O Brasil não será um país de oportunidade se um adolescente negro continuar a conviver com a desigualdade que faz com que ele tenha quatro vezes mais possibilidades de ser assassinado do que um adolescente branco", defende o trabalho.
“O Brasil precisa reverter a situação atual em que os direitos dos adolescentes são mais violados do os que outros grupos”, afirmou Marie-Pierre Poirier. O número de homicídios, por exemplo, é o dobro entre os adolescentes em relação aos brasileiros em geral: são 43 mortes a cada 100.000 jovens entre 15 e 19 anos. Outro exemplo é que 80% dos casos denunciados de abuso sexual foi relatado por meninas. Hoje há 21 milhões de pessoas entre 12 e 18 anos no Brasil, ou seja, 11% da população. O país não deve voltar a ter um número tão significativo de adolescentes proporcionalmente à população total, de acordo com projeções demográficas.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário