Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Excesso de compartilhamento irrita usuários do Facebook

facebook

Na semana passada, o Facebook apresentou mais uma alteração em seu site. São modificações no feed de notícias e no modo de compartilhamento de informações. Mas a proposta, que integra o pacote de reformulações que será finalizado no lançamento mundial da Timeline – prevista para as próximas semanas –, não foi bem aceita: parte dos mais dos 800 milhões de cadastrados vem usando o próprio Facebook para criticar as novidades.
Na prática, o site de Mark Zuckerberg reorganizou a mais importante seção da página do usuário, conhecida como newsfeed ou feed de notícias. Agora, cabe ao usuário escolher a forma pela qual receberá conteúdos dos amigos – por “histórias em destaque” (mais compartilhadas ou comentadas) ou “histórias recentes primeiro” (em ordem cronológica).
Outra modificação – sutil e perigosa – afeta o compartilhamento. Todos os rastros deixados por amigos na rede são registrados no feed de notícias. Isso inclui interações com terceiros com quem o usuário não tem qualquer relação. Até então, esses conteúdos eram destinados apenas ao espaço Ticker (novidades, em português), presente seção lateral direita da tela principal (imagem abaixo).

A alteração determina um acréscimo considerável de compartilhamento de informações e, consequentemente, da exposição dos usuários – com o consentimento dos próprios, diga-se. A função é considerada pública, aberta, portanto, aos olhos de todos os usuários da rede social. É o “compartilhamento sem fricção” tão ressaltado por Zuckerberg durante o F8, conferência anual da empresa realizada em setembro. Fica a critério do cadastrado procurar a área de configurações do site para escolher o grupo de pessoas que pode receber os conteúdos publicados. Mesmo assim, as alterações irritam parte dos usuários (arte abaixo).
Para a rede, é claro, as modificações têm papel fundamental: expor mais e mais informações de usuários. Isso ajuda empresas a calibrar ações de publicidade de acordo com o perfil dos cadastrados.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário