Você é muito bem-vindo aqui!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Por que é cada vez mais difícil trocar de celular


Com que frequência você troca de smartphone? Uma pesquisa divulgada recentemente pelo grupo alemão GfK, especializado em análise de mercado, apontou que a tarefa de migrar para um novo aparelho fica cada vez mais difícil, principalmente entre os usuários do iPhone, da Apple. Realizado em nove países, incluindo o Brasil, o estudo afirma que as barreiras na hora de adquirir um smartphone têm mais relação com a experiência pessoal do que com fatores como preço ou marca.
Entre os 4.257 entrevistados, 33% tremem ao pensar na bagunça ou desorganização das configurações ao trocar de aparelho, enquanto que 29% das pessoas não querem saber de aprender a lidar com tecnologias ou sistemas diferentes. Na intersecção dos dois grupos, estão os 28% que têm preguiça de transportar música, vídeo, livros e aplicativos de um dispositivo para o outro.
Sem sinalizar o número de entrevistados por aqui, a pesquisa apontou que 41% dos brasileiros disseram que a bagunça na hora de configurar o aparelho é o principal motivo para evitar a troca. O transporte de arquivos de mídia e contatos ficou em segundo lugar, com 38%, enquanto que a necessidade de aprender a lidar com outro sistema, ou tecnologia, foi citada por 32% do total de entrevistados.
Como curiosidade, o estudo aponta também que a fidelidade à marca de um smartphone é proporcional ao número de aplicativos e serviços utilizados no aparelho – principalmente quando o usuário utiliza mais de sete programas com funcionalidades diferentes. Talvez seja medo de não encontrar uma versão do mesmo aplicativo para outro sistema operacional. Por exemplo, os fãs do programa de fotografia Instagram, para iPhone, teriam que buscar alternativas no Android, do Google, e no Windows Phone, da Microsoft. O mesmo acontece com aplicativos exclusivos para essas plataformas.
A pesquisa não cita dados sobre os serviços em nuvem das companhias como Google e Apple. Ambas oferecem opções de backup de contatos e aplicativos, que podem ser baixados para o celular diretamente da internet.
A pesquisa reuniu dados de usuários de smartphones do Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Itália, Espanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário