Cirurgia plástica
Em proposta publicada no Diário Oficial, a agência aponta para a exigência de testes em todos os lotes antes da entrada no Brasil
Implante mamário manufaturado produzido pela empresa francesa "Poly Implant Prothese" (PIP) (Anne-Christine Poujoulat/AFP)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende tornar obrigatória a realização de testes de qualidade para todos os lotes de implantes mamários usados no país. A proposta foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União e a população tem 30 dias (até 16 de fevereiro) para enviar contribuições ao texto.Para conseguir o registro de uma prótese mamária hoje no Brasil, a empresa precisa apresentar à Anvisa os certificados de conformidade e qualidade. Com a nova norma, no entanto, essa certificação será exigida também para todos os lotes destinados à venda no Brasil.
A proposta de resolução estabelece, assim, que os fabricantes de próteses mamárias deverão enviar os produtos para análise em laboratórios no Brasil, designados pela Anvisa e acreditados pelo Inmetro. A certificação de todos os implantes passa a ser requisito para comércio dos produtos no país.
“O Brasil será o primeiro país a exigir a certificação destes produtos lote por lote. Além disso, a Anvisa integra o Painel Permanente Internacional de Monitoramento de Próteses Mamárias”, diz Joselito Pedrosa, gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Anvisa.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-quer-tornar-obrigatorio-testes-em-proteses-antes-de-liberar-venda
Nenhum comentário:
Postar um comentário