Você é muito bem-vindo aqui!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Navio se movimenta e buscas são suspensas

Itália

Equipes irão bombear combustível a fim de evitar desastre ecológico

A suspensão das buscas ocorreu às 08h00, depois que os socorristas trabalharam durante toda a noite em busca de possíveis sobreviventes A suspensão das buscas ocorreu às 08h00, depois que os socorristas trabalharam durante toda a noite em busca de possíveis sobreviventes (Max Rossi / Reuters)
As operações de busca dos desaparecidos após o naufrágio na sexta-feira passada do Costa Concordia perto da ilha italiana de Giglio foram suspensas nesta quarta-feira após um novo movimento do navio. A suspensão ocorreu às 08h00 (05h00 de Brasília), depois que os socorristas trabalharam durante toda a noite em busca de possíveis sobreviventes.


Entenda o caso


  1. • O navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio, na noite do dia 13 de janeiro.
  2. • A colisão abriu um grande buraco no casco do navio, que começou a encher de água. O comandante teria tentado se aproxima da ilha, mas a embarcação encalhou em um banco de areia e virou.
  3. • Onze mortos foram confirmados até agora.
  4. • Os trabalhos de buscas são coordenados com a tarefa de retirar as 2.400 toneladas de combustível do navio, sob o risco de contamição da área do naufrágio.

"Os instrumentos de medida em terra firme revelaram que o navio se move, estamos avaliando se encontrou um novo ponto de apoio antes de decidir se podemos retomar as operações. Por enquanto, não podemos nos aproximar", declarou o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari. "Praticamente terminamos de controlar a parte que está fora da água", acrescentou Cari. Até o momento, foram recuperados 11 cadáveres, dos quais cinco foram identificados, mas ainda restam 24 desaparecidos.
As equipes de resgate trabalham contra o relógio, porque, pela previsão, na quinta-feira haverá ressaca, o que pode impedir o acesso ao interior do navio. Os mais pessimistas temem que possa afetar a inclinação do barco.
Buscas - Duas equipes de mergulhadores da marinha italiana reiniciaram na terça-feira a exploração da parte submersa do navio, perfurando o casco com mini-cargas explosivas, após uma suspensão devido ao mau tempo. A busca se concentra em uma parte situada a 18 metros de profundidade que corresponde ao convés número 4 do navio, onde na terça-feira foram encontrados cinco corpos com coletes salva-vidas.
No convés número 4 estavam as lanchas de salvamento que permitiram salvar a vida de boa parte das 4.229 pessoas - mais de 3.200 turistas e mil tripulantes - que estavam no Costa Concordia no momento do acidente. O capião de um dos rebocadores que participam dos trabalhos de resgate precisou ser hospitalizado devido ao estresse e à carga de trabalho.
Desastre ecológico - Além disso, as equipes se preparam para começar o bombeamento do combustível que ainda se encontra no interior do barco para evitar um possível desastre ambiental. "Estamos instalando todo o necessário para começar o bombeamento, mas, por enquanto, não sabemos quando começaremos, isso dependerá das condições do tempo", disse o comandante Cosimo Nicastro, outro porta-voz da guarda-costeira.
Os helicópteros que sobrevoaram a região avistaram algumas manchas, o que poderia ser combustível leve, mas também consequência da atividade das lanchas que circulam no local. Por isso acredita-se que sejam de fácil evaporação, na opinião dos analistas. Para garantir a retirada do combustível com segurança, estão na ilha especialistas de uma companhia holandesa que vão trabalhar para estabilizar o navio. As autoridades italianas temem um desastre ecológico se as 2.400 toneladas de combustível que se encontram nos reservatórios do Concordia caiam no mar, no coração de uma região considerada uma reserva natural.
(Com agências EFE e France-Presse)
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/buscas-em-costa-concordia-sao-suspensas-navio-se-movimenta--3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário