Você é muito bem-vindo aqui!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Capitão de navio será submetido a um exame toxicológico

Naufrágio na Itália

Justiça italiana quer verificar se comandante usou drogas na noite do naufrágio

Schettino é escoltado pela polícia para retornar à prisão de Grosseto, onde aguardará a decisão da juíza sobre seu futuro Schettino é escoltado pela polícia no caminho de volta à prisão de Grosseto, onde aguardará a decisão da juíza sobre seu futuro (Andreas Solaro / AFP)
O capitão do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, será submetido a um exame toxicológico, determinou nesta terça-feira a Justiça italiana. O objetivo é verificar se ele havia ingerido drogas na noite de sexta-feira, quando a embarcação naufragou próximo à ilha de Giglio. Schettino foi interrogado por cerca de três horas pela juíza Valeria Montesarchio na cidade de Grosseto, e confimou que estava no comando do navio no momento do acidente, mas nega ter fugido - disse que "caiu no mar".


Entenda o caso


  1. • O navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio, na noite do dia 13 de janeiro.
  2. • A colisão abriu um grande buraco no casco do navio, que começou a encher de água. O comandante teria tentado se aproxima da ilha, mas a embarcação encalhou em um banco de areia e virou.
  3. • Onze mortos foram confirmados até o momento; ainda há 24 desaparecidos.
  4. • Os trabalhos de buscas são coordenados com a tarefa de retirar as 2.400 toneladas de combustível do navio, sob o risco de contamição da área do naufrágio.

"Depois do impacto, o navio ficou com um inclinamento de 90 graus, eu não poderia subir", justificou Schettino. "A sua descrição dos fatos não modificou a tese da Promotoria", afirmou o promotor-chefe de Grosseto, Francesco Verusio.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a promotoria pediu que ele seja mantido na prisão, mas a juíza ainda não informou sua decisão a respeito. Logo após as 16h30 do horário local (13h30 em Brasília), o capitão deixou o tribunal de Grosseto em uma viatura da polícia para voltar à cadeia da cidade, onde aguardará o parecer de Valeria Montesarchi.
Schettino foi preso no sábado sob acusação de homicídio múltiplo por imprudência, naufrágio e abandono de navio. Se condenado, ele pode pegar até 15 anos de prisão. O advogado do capitão defende que seu cliente não abandonou o navio e "reivindica o seu papel na manobra após o impacto, que salvou milhares de vidas humanas e impediu um desastre ainda maior".
Diálogo - Um áudio divulgado mais cedo, porém, contradiz a versão da defesa. A gravação do diálogo entre Schettino e a Guarda Costeira, mostra claramente o comandante Gregorio Maria De Falco, da Capitania do Porto de Livorno, ordenando que ele volte para a embarcação e ajude na evacuação dos passageiros.
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/capitao-do-costa-concordia-sera-submetido-a-exame-toxicologico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário