Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tripulação do navio após colisão: 'Tudo está sob controle'

Itália

Tripulação do navio após colisão: 'Tudo está sob controle'

Busca por 20 desaparecidos é interrompida após movimento da embarcação

A busca foi interrompida devido aos movimentos contínuos do cruzeiro, o que coloca em risco a vida dos mergulhadores A busca foi interrompida devido aos movimentos contínuos do cruzeiro, o que coloca em risco a vida dos mergulhadores (Reuters)
A imprensa italiana divulgou na noite de quinta-feira um vídeo que mostra a tripulação do Costa Concordia afirmando que tudo estava sob controle e pedindo para os passageiros voltarem às suas cabines pouco depois de o navio colidir com a rocha que o levou ao naufrágio. As imagens, exibidas pela rede italiana Rainews24 e feita a partir de um telefone celular, mostram uma integrante da tripulação falando em nome do capitão.


Entenda o caso


  1. • O navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio, na noite do dia 13 de janeiro.
  2. • A colisão abriu um grande buraco no casco do navio, que encheu de água, encalhou em um banco de areia e virou.
  3. • Onze mortos foram confirmados até agora.
  4. • Os trabalhos de buscas são coordenados com a tarefa de retirar as 2.400 toneladas de combustível do navio, sob o risco de contaminação da área do naufrágio.

"Nós pedimos por gentileza que voltem às suas cabines, ou saiam para passear nos corredores, se preferirem", disse ela aos passageiros. "Nós vamos resolver o problema elétrico que tivemos com o gerador. Tudo vai ficar bem. Se vocês querem ficar de pé aqui, tudo bem. Mas estou pedindo por gentileza para voltarem para os seus quartos, onde vocês estarão sentados e tranquilos. Tudo está sob controle."
Agora, as autoridades investigam se o atraso em ordenar a evacuação do navio provocou a morte de 11 pessoas no Mediterrâneo.

Buscas - Ainda há 20 desaparecidos, mas a busca foi interrompida nesta sexta-feira devido aos movimentos contínuos do cruzeiro, o que coloca em risco a vida dos mergulhadores.

Os instrumentos que monitoram constantemente o casco do navio, que está encalhado a cerca de 150 metros do litoral da ilha de Giglio, na Toscana, passaram a revelar contínuos movimentos a partir desta manhã. A dúvida agora é se isto acontece por causa das correntes marinhas que desestabilizam os pontos de apoio ou pelo movimento dos líquidos internos, pois o mar, ao menos por enquanto, está relativamente calmo.

Além disso, segundo as previsões meteorológicas, é esperada para as próximas horas uma forte ressaca que poderá causar complicações para a estabilidade do navio, já que as correntes podem empurrá-lo rumo ao fundo do mar, uma vez que se encontra a poucos metros de um abismo de 60 metros de profundidade.
Nas próximas horas ocorrerá uma reunião entre os encarregados das tarefas de busca - bombeiros, capitania do porto e marinha - para decidir o que será feito. A reunião contará com a participação dos técnicos da companhia holandesa Smit Salvage, que será encarregada de esvaziar as cerca de 2.300 toneladas de combustível que ainda há dentro do cruzeiro. Esse trabalho, no entanto, só será feito após o fim da busca por desaparecidos.
 http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/tripulacao-de-navio-disse-que-tudo-estava-sob-controle-apos-colisao

Nenhum comentário:

Postar um comentário