Você é muito bem-vindo aqui!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aloizio Mercadante já não é mais o mesmo

Ciência e Tecnologia

Ao contrário do ano passado, Ministro da Ciência e Tecnologia agora se cala sobre chuvas. Ele já admite possibilidade de comandar a Educação

Luciana Marques
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (J. Freitas/Agência Senado )
Chama atenção o silêncio do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, sobre as chuvas que atingem o Sudeste e causam estragos e mortes desde o início do ano. Mesmo sendo um dos poucos auxiliares da presidente Dilma Rousseff que seguiu no batente em janeiro, ele não se dispôs a dar explicações sobre as ações do governo para minimizar o efeito dos temporais.
Há um ano, foi com entusiasmo que o ministro anunciou que o governo criaria um sistema de prevenção a desastres naturais, em meio à tragédia na região Serrana do Rio. Chuvas e prevenção, lembre-se, são atribuições da pasta de Mercadante, em conjunto com os ministérios das Cidades e da Integração Nacional.
Ano passado, o ministro não perdeu a chance de dar explicações sobre assuntos de sua pasta. Convocou coletiva de imprensa até para acalmar a população brasileira sobre os programas nucleares do país, diante do acidente nuclear de Fukushima no Japão em março.
Com um pé no Ministério da Educação, Mercadante parece estar com o pensamento longe da Ciência e Tecnologia. Em meio ao anúncio de compra de pluviômetros durante o programa Bom Dia, ministro, desta quinta-feira, ele deixou escapar: “Vamos aguardar a reforma ministerial, mas eu prometo para você que, se isso acontecer, e é possível que aconteça, estarei aqui à disposição e podemos discutir a pasta da Educação.”
Se não quer exposição pública, pelo menos nos bastidores o ministro tem atuado. No domingo ligou para o governador mineiro Antonio Anastasia para alertar sobre as chuvas e a necessidade de se acionar a Defesa Civil. Curiosamente, o ministro viajou nesta sexta-feira para Pernambuco, estado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Na agenda, uma visita instalações de um Centro de Informática. Já Bezerra, sob suspeição após ter beneficiado Pernambuco na distribuição de verbas federais antienchente, vai a Minas Gerais tratar de chuvas.
Entre os nomes ventilados para substituir Mercadante estão os do ex-deputado Ciro Gomes (PSB), da senadora Marta Suplicy (PT-SP) e do deputado federal Newton Lima (PT-SP), além do nome do  secretário-executivo da pasta, Luiz Antonio Rodrigues Elias.
 http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/aloizio-mercadante-ja-nao-e-mais-o-mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário