Você é muito bem-vindo aqui!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bezerra falará ao Congresso na tentativa de encerrar crise

Política

Blindado por Dilma, ministro não deve encontrar dificuldades diante dos parlamentares. Base avalia que depoimento vai pôr fim a desgaste político

Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante entrevista coletiva em Recife, em 23/12/2010 Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante entrevista coletiva em Recife, em 23/12/2010 (Clemilson Campos/AE)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, falará ao Congresso nesta quinta-feira a respeito da série de denúncias que o mergulharam em uma crise política que se estende há mais de uma semana. A blindagem a que o submeteu o Planalto, porém, promete tornar o dia do ministro bastante fácil. Bezerra deve encontrar um clima amigável, uma vez que a comissão representativa que atua “de plantão” durante o recesso parlamentar é de maioria governista. Como Dilma já orientou os aliados a saírem em defesa do ministro enrolado, ele não deve encontrar problemas no Congresso.


De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, os governistas acreditam que, após o depoimento desta quinta, o desgaste da imagem de Bezerra se dará por encerrado. E há, de fato, motivos para o otimismo da base: a oposição conta com apenas quatro dos 25 integrantes da comissão. "Nosso objetivo é colocar o mal à luz e oferecer informação para que a sociedade saiba o que está acontecendo e chamar o Ministério Público a tomar as medidas que os fatos exigem", afirmou ao jornal o líder do PSDB, senador Álvaro Dias. Já o discurso do líder petista, Humberto Costa, deixa claro o clima que Bezerra terá pela frente: "É um caso que não envolve corrupção."
A blindagem preparada pelo Planalto tem um motivo bastante claro: em ano eleitoral, a presidente Dilma Rousseff não quer comprar briga com um aliado do porte do PSB, partido de Bezerra. O ministro tem um forte padrinho político, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Em meio à crise, Campos, que acumula o cargo de presidente do PSB, comandou a ação de blindagem. O método: dividir com Dilma a responsabilidade – e o desgaste político – pela distribuição dos recursos. Depois de passar por desentendimentos com aliados em 2011, com a queda de ministros do PMDB, do PR, do PDT e do PCdoB, Dilma não quer comprar briga com o PSB. Precisa do apoio do partido para as votações no Congresso Nacional e não pode perder de vista as alianças para as eleições deste ano.
Não se deve esperar, portanto, explicações convincentes a respeito dos desmandos de Bezerra que têm sido revelados pela imprensa. A situação do ministro começou a se complicar na semana passada, quando se descobriu o uso político de verbas de prevenção a enchentes. Embora não esteja na lista de regiões com maior risco de inundações, o estado de Pernambuco, berço eleitoral do ministro, recebeu 90% da verba antienchente da pasta. No final de semana, revelou-se que ele utilizou verba pública para projetar o filho, deputado Fernando Coelho Filho (PSB), em Petrolina, cidade onde o parlamentar deseja eleger-se prefeito neste ano. Na segunda-feira, o jornal Folha de S. Paulo informou que o ministro comprou por duas vezes o mesmo terreno quando era prefeito de Petrolina – utilizando-se, é claro, de verba pública.
No dia seguinte, o jornal O Estado de S. Paulo informou que, em outubro do ano passado, o ministro nomeou o tio, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM), membro do comitê técnico-consultivo para o desenvolvimento da agricultura irrigada, criado dias antes pela pasta. Agora, já são dois os parentes do titular da Integração empregados no governo: Bezerra também nomeou o irmão, Clementino, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Após as denúncias de favorecimento, Coelho foi demitido na terça-feira. A exoneração, assinada por Dilma Rousseff, foi publicada no Diário Oficial da União. Coelho foi substituído no cargo por Guilherme Almeida.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/bezerra-falara-a-um-congresso-amigavel-nesta-quinta
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário