Você é muito bem-vindo aqui!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Fernando Bezerra libera emendas de R$ 9 mi para filho

Política

Verbas foram para estatal comandada pelo irmão do ministro da Integração Nacional; titular da pasta deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff na segunda-feira e, na terça, pode ir ao Congresso Nacional se explicar

Fernando Bezerra nega favorecimento do filho na liberação de emendas Fernando Bezerra nega favorecimento do filho na liberação de emendas (Pedro Ladeira/Frame/Folhapress)
Depois de ser acusado de uso político de verbas antienchente, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, fica em situação ainda mais delicada neste sábado com a revelação de que seu filho, o deputado federal Fernando Coelho (PSB-CE), foi privilegiado com o maior volume de liberação de emendas parlamentares da pasta em 2011 – 9,1 milhões de reais.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Coelho foi o único parlamentar que teve todo o dinheiro pedido empenhado (reservado no Orçamento para gasto) pelo ministério. A verba irá para ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estatal presidida interinamente pelo irmão de Bezerra, Clementino Coelho.
O Ministério da Integração negou que o filho de Bezerra tenha sido favorecido. De acordo com nota divulgada pela pasta, outros parlamentares tiveram “emendas aprovadas em percentuais equivalentes".
De acordo com a reportagem da Folha, as emendas de 2011 ainda não foram aplicadas, mas as de 2010, também direcionadas à estatal, beneficiaram redutos eleitorais do deputado.
A Codevasf usou 1,3 milhão de reais das emendas do filho de Bezerra para contratar a empresa Hidrosondas, em Petrolina, para furar poços em 92 locais de Pernambuco. O contrato foi assinado pelo superintendente da estatal em Petrolina, Luís Eduardo Frota, indicado pela família do ministro.
Os sítios beneficiados ficam em municípios em que Coelho recebeu quase metade dos seus votos na eleição para a Câmara em 2010.


Crise - Bezerra ficou na berlinda na última semana após virem à tona acusações de uso político de verbas de prevenção a enchentes. Embora não esteja na lista de regiões com maior risco de inundações, o estado de Pernambuco, berço eleitoral do ministro, recebeu 90% da verba antienchente da pasta.
O caso provocou uma crise entre PT e PSB, partido do ministro. De olho nas eleições deste ano, a presidente Dilma Rousseff atuou para esfriar os ânimos e mandou caciques petistas, que desferiram ataques a Bezerra, saírem em defesa do ministro.
Na última sexta-feira, houve rumores na internet de que Bezerra deixaria a pasta. O ministro negou pelo Twitter. Na segunda, ele deve se reunir com a presidente Dilma. Na terça, pode ir ao Congresso para se explicar. O pedido foi feito pelo PPS.
 http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/fernando-bezerra-libera-emendas-de-9-milhoes-para-filho
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário